Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
URI Erechim/Divulgação
Educação

Educação Física da URI promove viagem de estudos

O grupo de alunos foi acompanhado pelos professores Alessandra Dalla Rosa da Veiga, Klauber Pompeo e o coordenador do Curso, Flávio Zambonato

Assessoria URI Erechim
por  Assessoria URI Erechim
16/11/2023 14:36 – atualizado há 5 minutos
Continua depois da publicidadePublicidade

Acadêmicos do Curso de Educação Física da URI realizaram, no dia 8 de novembro, uma visita técnica ao Grêmio Náutico União (GNU) e à TecnoPUC/Biohub, em Porto Alegre. O grupo de alunos foi acompanhado pelos professores Alessandra Dalla Rosa da Veiga, Klauber Pompeo e o coordenador do Curso, Flávio Zambonato.

A visita foi resultado de uma atividade interdisciplinar entre as disciplinas de Oficina de Experiência Profissional em Saúde, Treinamento Esportivo, Projeto Integrador em Educação Física III, ministrada pela professora Alessandra, e Biomecânica do Movimento Humano, ministrada pelo professor Klauber.

A visita iniciou ao GNU, que foi acompanhada pelo Diretor de Esportes, professor Alexandre Oliveira, que mostrou aos acadêmicos o complexo esportivo, explanou sobre o funcionamento das equipes, como acontece a gestão do clube, dos treinamentos e do departamento médico. Os acadêmicos tiveram apresentação da esgrima tanto a olímpica quanto a paraolímpica, feita pelo técnico Alexandre Teixeira, além de poderem acompanhar algumas sessões de treino da modalidade de natação, as sessões de iniciação à natação, ginástica artística e judô.

No Departamento de Médico puderam acompanhar uma sessão de reabilitação da judoca Kátia Alves que havia acabado de voltar do pan-americano e estava em recuperação com os fisioterapeutas do clube para ir ao Campeonato Brasileiro Sênior de Judô, onde conquistou a medalha de prata por equipe. Ainda no setor da Medicina Esportiva foram repassadas informações sobre como funciona o planejamento nutricional das equipes.

A visita ao Parque Tecnológico da PUC/RS e ao Biohub, que promove a inovação, conectando talentos e conhecimento, foi conduzida pelo professor Rafael Batista, que apresentou o sistema para os acadêmicos, projetos de inovação na saúde que estão sendo desenvolvidos e sobre a importância desse momento, pois essa foi a primeira turma de Educação Física que ele recebeu no local. O professor Rafael também apresentou o TecnoPuc, toda sua história e construção do parque, projetos, startups, entre outros.

Segundo Rafael, “tivemos o privilégio de receber os futuros profissionais de educação física da URI Erechim em nosso BioHub no TECNOPUC. Foi um dia inspirador, repleto de troca de ideias inovadoras e exploração da interseção entre saúde, tecnologia e educação. Nossos visitantes trouxeram perspectivas esclarecedoras para nossas discussões, destacando a importância da integração da educação física com os avanços tecnológicos na saúde.

Conforme percorremos nossas instalações de ponta, mergulhamos em como a biomecânica e a fisiologia do exercício podem ser aprimoradas por meio da inovação. Compartilhamos nossos projetos de pesquisa em andamento que visam revolucionar os serviços de saúde e demonstramos como as startups no BioHub estão utilizando a tecnologia para promover o bem-estar e a aptidão física em todas as idades. 
Esta visita não foi apenas sobre compartilhar nosso trabalho no TECNOPUC, mas também sobre fomentar um ambiente colaborativo onde a academia e a indústria possam se unir para expandir os limites do possível em saúde e educação física. Estamos entusiasmados com as futuras colaborações que surgirão dessa visita e comprometidos em apoiar o crescimento e desenvolvimento desses profissionais aspirantes. Juntos, estamos construindo um mundo mais saudável e ativo”, concluiu.
Para a acadêmica Ionara Mattia, “a viagem foi uma experiência enriquecedora que uniu aprendizado, cultura e esportes. Durante uma visita à cidade, tivemos a oportunidade de conhecer as instalações e a atmosfera esportiva do Grêmio Náutico União, um clube renomado que nos proporcionou uma visão privilegiada do cenário esportivo local. Conversamos com profissionais e atletas, absorvendo conhecimento sobre a importância da prática esportiva e da estruturação de clubes para o desenvolvimento de talentos.

Além disso, visitamos o BioHub da PUC, um centro de pesquisa inovador que amplia nosso entendimento sobre a interseção das startups no meio acadêmico e conhecer um pouco mais sobre outra linha e foco que a Educação Física pode proporcionar. Essa viagem não apenas enriqueceu nosso conhecimento acadêmico, mas também fortaleceu os laços entre os membros da turma. A experiência em Porto Alegre foi um verdadeiro mergulho no universo esportivo e científico, proporcionando uma perspectiva valiosa para nossa formação profissional”, declarou.

A professora Alessandra reforça a opinião do professor Rafael e da acadêmica Ionara, pois “momentos como esses são importantes para a formação acadêmica, proporcionando novos olhares e possibilidades para os futuros profissionais de Educação Física, não só na área esportiva, mas com uma inserção muito maior na saúde, inovação e empreendedorismo”, concluiu.

Participaram da viagem os alunos da turma 2022, Ionara Mattia, Bruno Cechet, Augusto Zakrzevski, Douglas Valença, Felipe Rosseti, Gabriel Polo, Gian Hunning, Marcos Pillotto, Vicente Hollas, Matheus Klein, Deyvidi Ferreira, Débora Lago, Luis Gadza, João Meneghetti, Ryan Soares, Felipe Pereira e Giliane Kanigoski.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE