Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Curso de Agronomia da URI promove visita técnica

A iniciativa fez parte da disciplina de Bromatologia e Nutrição Animal, ministrada pelo professor Amito José Teixeira, que acompanhou o grupo de alunos.

Secom URI
por  Secom URI
19/06/2023 19:33 – atualizado há 48 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Com o objetivo de conhecer a rotina e os procedimentos adotados na formulação e preparo de rações animais, os alunos do Curso de Agronomia da URI (turma 2022) realizaram uma visita técnica na Fábrica de Rações Agricoop Cooperativa Agrofamiliar, localizada no KM 75 da ERS 135, na saída para Getúlio Vargas. A fábrica vem se somar às especialidades e serviços que oferece aos seus mais de 1.800 associados.

A iniciativa fez parte da disciplina de Bromatologia e Nutrição Animal, ministrada pelo professor Amito José Teixeira, que acompanhou o grupo de alunos. Eles foram recebidos por uma equipe de dirigentes da Agricoop, constituída pelo Vice-Presidente, Edson Luís Sirena; o Gerente da Fábrica, Tiago Ferrari; o responsável pela peletizadora, Laercio Sotoriva; o responsável pelos Minerais, Rafael Mariga; o operador da caldeira, Artemio Wasczuk e o responsável pelo transporte, Ricardo de Ré. A empresa é uma indústria moderna que foi inaugurada há 3 meses, com o objetivo de fornecer um produto de qualidade para os produtores de leite associados à cooperativa.

Durante a visita, os alunos conheceram o processo de produção de rações, desde a chegada das matérias primas (milho, farelo de soja, farelo de trigo, minerais, etc.), o sistema que controla a quantidade e a qualidade de cada uma das misturas que são feitas na fábrica, a peletização da ração e o carregamento. Todo o processo é praticamente informatizado e robotizado, inclusive o carregamento.

Os alunos também puderam acompanhar a fabricação de 1 tonelada de ração cujo tempo de mistura é de aproximadamente 3 minutos. A fábrica pode funcionar 24 horas por dia e produz, atualmente, 15 toneladas de ração por hora. O investimento permite que os cooperados tenham mais essa alternativa de produtos fornecidos pela organização, atingindo o principal objetivo que é atender desde os pequenos até os grandes produtores.

O professor Amito Teixeira, que também coordena o Curso de Agronomia, destacou que a nutrição animal é um dos pilares essenciais na cadeia produtiva da bovinocultura leiteira quando se dá a devida importância ao processo de produção de ração.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE