Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Curso de Agronomia da URI promove palestra sobre a cultura do algodão

A palestra, ocorrida no Auditório do Câmpus II, contou com a presença do Engenheiro Agrônomo Rodrigo de Oliveira, do grupo SLC Agrícola.

Secom URI
por  Secom URI
15/06/2023 12:10 – atualizado há 9 horas
Continua depois da publicidadePublicidade

O Curso de Agronomia da URI promoveu, no dia 7 de junho, um encontro para mostrar a importância da cultura do algodão no país e as oportunidades de inserção no mercado de trabalho.

A palestra, ocorrida no Auditório do Câmpus II, contou com a presença do Engenheiro Agrônomo Rodrigo de Oliveira, do grupo SLC Agrícola. A iniciativa, que contou com a presença de acadêmicos e professores do Curso, fez parte da disciplina de Culturas Agrícolas III, ministrada pelos professores Antonio Sergio do Amaral e Paulo Sérgio Gomes da Rocha.

Rodrigo de Oliveira enfatizou o emprego de tecnologia, inovação e conectividade na agricultura. Para ilustrar sua apresentação, citou alguns casos, como por exemplo, o uso de pluviômetros eletrônicos nas áreas destinadas ao cultivo do algodoeiro, os quais coletam e informam o volume de chuvas por meio de uma rede 4G. Com isso, permite, a partir de um banco de dados de precipitação, a definição da área e o momento da semeadura na fazenda, baseado no teor de umidade do solo, ocorrendo, com isso, mais assertividade no processo.

Outro exemplo relatado no âmbito de tecnologias empregadas na referida cultura foi o controle de plantas daninhas por meio de pulverizadores com sistema de identificação de espécies vegetais indesejáveis, cujo jato de pulverização da calda com herbicida seja acionado apenas no momento em que elas são detectadas. Com isso, há vários ganhos como o menor uso de defensivos agrícolas e menor volume de calda por hectare, permitindo economia de até 74% dos produtos. Em síntese, destacou que o emprego de tecnologia na produção agrícola da empresa permite que a cada um real investido haja um retorno de onze reais.

Outro assunto abordado na ocasião foi a apresentação do programa de estágio nas fazendas do Grupo SLC. O tema foi apresentado pelo Administrador da Empresa, Rodrigo Bueno, o qual destacou que o mercado de trabalho está repleto de oportunidades profissionais para a agronomia e a importância dos acadêmicos se dedicarem aos estudos durante o período de graduação para se tornarem bons profissionais.

Segundo o Coordenador do Curso, professor Amito José Teixeira, que prestigiou o encontro, “foi possível concluir que a cultura do algodão ocupa uma posição de destaque por apresentar alta rentabilidade e grande importância econômica. Contudo, demanda grande investimento, especialmente com a aquisição de máquinas colhedoras”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE