Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

COMDICA de Machadinho inicia campanha de combate a comercialização e entrega de bebidas alcoólicas para menores

Conforme apuração, há a incidência de menores frequentando escolas e chegando em salas de aula com sinais de embriaguez.

Marceane Cátia Santolin Biscaro/Ascom Prefeitura Machadinho
por  Marceane Cátia Santolin Biscaro/Ascom Prefeitura Machadinho
10/07/2023 14:28 – atualizado há 48 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Com encontros mensais e reuniões periódicas, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA de Machadinho, tem atuado de forma ativa para promover iniciativas e discussão de assuntos que envolvam a entidade. No último encontro realizado no mês de junho esteve em pauta a comercialização e entrega de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes.

O tema relacionado ao acesso de menores de idade a bebidas alcoólicas ou componentes que podem causar dependência química ou psíquica surgiu no mês de maio e após confirmação de denúncias, a reunião ordinária do mês de junho debateu o assunto. Conforme apuração, há a incidência de menores frequentando escolas e chegando em salas de aula com sinais de embriaguez.

O Presidente do COMDICA Hamilton Lauer Centeleghe, esclarece que a partir da constatação dos casos o trabalho do Conselho é trabalhar amplamente para conscientizar a todos. “Se realmente entendermos a gravidade deste fato, ele não voltará a acontecer. As pessoas irão pensar e repensar. Neste sentido fica o nosso alerta da proibição instituída em lei” destacou Hamilton.

A iniciativa do Conselho iniciará com uma campanha de divulgação através de comunicado para todas as empresas locais que possuem o comércio de bebidas alcoólicas, bem como o fomento para que denúncias sejam efetuadas.

É importante salientar que o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, constitui crime “atos de vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar bebida alcoólica a criança ou a adolescente” prevendo multa e até pena de detenção que varia de dois a quatro anos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE