Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Arquivo Ricardo Stuckert/ PR
Cidade

Combate à fome: Conab participa da elaboração do Plano Nacional de Abastecimento Alimentar

Com a participação da Companhia Nacional de Abastecimento, governo federal avança no combate à fome com a criação do Plano Nacional de Abastecimento Alimentar e da Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Assessoria/Conab
por  Assessoria/Conab
19/12/2023 14:40 – atualizado há 12 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) desempenha um papel crucial no enfrentamento da fome ao integrar o Comitê Gestor da recém-criada Política Nacional de Abastecimento Alimentar (PNAAB), conforme decretado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A PNAAB, desenvolvida em cooperação com entidades públicas e privadas, tem como propósito propor políticas que estimulem a produção e oferta de alimentos saudáveis e adequados. Com um investimento superior a R$ 700 mil, o plano busca garantir o acesso regular e permanente à alimentação de qualidade, abrangendo desde a produção até a distribuição nos centros urbanos.

O presidente da Conab, Edegar Pretto, destaca a importância da retomada de políticas relevantes pelo governo federal e ressalta o compromisso da Companhia em apoiar toda a cadeia produtiva alimentar, visando enfrentar a fome e a inflação. O Comitê Gestor, composto por diversos ministérios, incluindo Desenvolvimento Agrário, Saúde e Cidades, será responsável pela elaboração do Plano Nacional de Abastecimento Alimentar.

Paralelamente, o governo federal, sob a liderança do presidente Lula, também lançou a Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas Cidades, instituída pelo decreto Nº 11.822. A Conab, em parceria com outros ministérios, executará a estratégia com foco em ampliar a produção e o acesso a alimentos saudáveis, priorizando territórios periféricos e populações vulneráveis. A Conab terá papel fundamental na implementação de ações de abastecimento alimentar nas cidades, garantindo a sustentação de preços e facilitando o acesso da população em situação de vulnerabilidade à alimentação saudável.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE