Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Ciência

Cientistas alertam sobre falta de medidas caso asteroide se aproxime da Terra

Astrônomos estão preocupados com a possibilidade de um asteroide de escala Torino 10 estar em rota de colisão com o planeta.

BBC Brasil/R7
por  BBC Brasil/R7
09/08/2023 09:07 – atualizado há 1 minuto
Continua depois da publicidadePublicidade

Asteroides gigantes e potencialmente perigosos passam pela Terra todos os anos, e na grande maioria dos casos são inofensivos para a humanidade. Mesmo assim os astrônomos sempre os observam, para o caso de haver uma mudança na rota desses corpos rochosos.

No entanto, com o aumento dessas ocorrências, os cientistas estão ficando cada vez mais preocupados com a falta de preparo que os humanos têm caso um meteoro dessa magnitude realmente venha de encontro ao nosso planeta.

Desde o começo de 2022 mais de 170 aproximações de rochas espaciais perigosas foram registradas.

Pixabay

O CEO da SpaceX, Elon Musk, já havia comentado esse tema em seu Twiter: "Uma grande rocha atingirá a Terra eventualmente, e atualmente não temos defesa".

A Nasa, por sua vez, está estudando alguns métodos de defesa — um exemplo é a missão Double Asteroid Redirection Test no ano passado — e provou que poderia alertar o caminho orbital de um asteroide chamado Dimorphos.

Escala Torino

Os cientistas usam uma escala chamada Torino Impact Hazard Scale para medir quão devastador seria o impacto de um asteroide. Eles analisam a velocidade em que ele está, além do tamanho e peso estimados. A escala varia de 0 a 10, com 0 significando que não há perigo.

Um asteroide classificado como Torino 1 é considerado normal, sem nenhum nível de perigo. De 2 a 4 está na zona amarela, o que significa que o asteroide merece muita atenção de especialistas e pode causar devastação regional.

Escala Torino é utilizada para classificar meteoros PIXABAY

Torino 5 a 7 é a zona vermelha, que merece atenção crítica e talvez até um plano de contingência internacional. Já nos níveis de 8 a 10 as coisas ficam mais preocupantes, já que nessa faixa o asteroide certamente acertará a Terra.

Os eventos de Torino 10 podem causar uma catástrofe climática global e ameaçar o futuro da civilização, segundo pesquisadores. Um alerta da Nasa mostra que um Torino 10 pode atingir a Terra em 2046, o que dá algum tempo para que medidas sejam tomadas.

Imagens do asteroide Bennu foram divulgadas pela NASA e causaram discussões dentro da comunidade ufóloga. Segundo o especialista Scott C. Waring, fundador do site UFO Sights Daily, a rocha espacial estaria repleta de tecnologias alienígenas e as fotos serviriam como prova definitiva da existência de uma civilização extraterrestre.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE