Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mundo

Asteroide considerado “potencialmente perigoso” se aproxima do planeta Terra

O 1994 X tem diâmetro estimado entre 370 e 830 metros.

O Sul
por  O Sul
10/06/2023 10:34 – atualizado há 6 dias
Continua depois da publicidadePublicidade

O asteroide 1994 XD se aproximará da Terra nesta segunda-feira (12). A formação rochosa, que orbita ao redor do sol a cada 3,6 anos, está em uma distância considerada pela Nasa (a agência espacial norte-americana) como “potencialmente perigosa”.

Segundo a Nasa, os asteroides que se enquadram na categoria “potencialmente perigosa” têm chance de um dia acertar o planeta Terra, mesmo os que demonstram baixa probabilidade.

Divulgação

Com diâmetro estimado entre 370 e 830 metros, ainda segundo dados da Nasa, o 1994 XD foi nomeado com o ano de sua descoberta pelo Observatório Kitt Peak, nos Estados Unidos, e é do tipo binário – composto por dois objetos que giram em torno de um centro de massa comum.

Para efeito de comparação, o corpo celeste tem o tamanho do novo World Trade Center, cujos arranha-céus tinham 415 e 417 metros de altura. Sendo assim, caso o objeto realmente colidisse com o planeta, o potencial destrutivo seria inimaginável e devastador.

Riscos para a humanidade

O portal Virtual Telescope Project, que vai monitorar ao vivo a passagem do asteroide, afirma que o visitante espacial não apresenta riscos para os terráqueos, uma vez que ele passará a 3,1 milhões de quilômetros, ou oito vezes a distância entre o planeta Terra e a Lua.

Contudo, quando asteroides são classificados como “potencialmente perigosos”, os observatórios passam a monitorá-los constantemente por risco de colisões futuras, em caso de mudanças gravitacionais que possam colocá-los em rota de colisão com o nosso planeta. A propósito, uma nova passagem do 1994 XD pela Terra deve ocorrer no ano de 2041.

Mudança de rota

Em 2022, a Nasa promoveu uma colisão proposital da sonda Dart contra a lua Dimorphos, de 160 metros de diâmetro, com objetivo de verificar se o impacto alteraria a trajetória do asteroide.

Posteriormente, a agência norte-americana celebrou o resultado, revelando uma alteração de 4% na rota do objeto, o que poderia significar, no futuro, a salvação do planeta Terra.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE