Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Ciência

Nasa lança espaçonave para desviar asteroide da Terra

Missão será a primeira a testar a tecnologia criada para defender a Terra de perigosos asteroides e cometas.

R7
por  R7
26/09/2022 10:07 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, lançará na noite desta segunda-feira (26) a espaçonave Dart (Double Asteroid Redirection Test) para desviar o asteroide Dimorphos.

Previsão é que a primeira missão do mundo a testar a tecnologia para defender a Terra contra potenciais perigos de asteroides ou cometas impactará Dimorphos às 20h14 (horário de Brasília).

De acordo com líderes seniores da Nasa e do Laboratório de Física Aplicada Johns Hopkins, o asteroide não representa nenhuma ameaça para a Terra. A missão ocorre com o par de rochas a 11 milhões de quilômetros da Terra, o ponto mais próximo a que pode chegar.

O Dimorphos é uma "lua" com cerca de 160 metros de largura, que orbita um asteroide muito maior chamado Didymos, de 780 metros de diâmetro. Juntos, eles formam um sistema que orbita o Sol.

"Asteroide Dimorphos, vamos atrás de você!", tuitou a Nasa após o lançamento da Dart, em junho. "O que estamos tentando aprender é como desviar uma ameaça", disse o cientista-chefe da Nasa, Thomas Zuburchen, em uma coletiva sobre o projeto de US$ 330 milhões.

O Escritório de Coordenação de Defesa Planetária da Nasa afirma estar mais interessado em corpos maiores de 140 metros, já que eles têm o potencial de devastar cidades ou regiões inteiras.

Atualmente, há 10 mil asteroides próximos à Terra com esse tamanho, mas nenhum tem um risco significativo de impacto nos próximos 100 anos. A Nasa estima que apenas 40% desses asteroides tenham sido encontrados até o momento.

A Nasa divulgou nesta terça-feira (12) novas imagens capturadas pelo telescópio James Webb — o equipamento de observação mais poderoso já lançado ao espaço. A mais de 1 milhão de quilômetros de distância, o dispositivo conseguiu mostrar galáxias de 13 bilhões de anos. Nesta imagem, o telescópio capturou “montanhas” e “vales” repletos de estrelas brilhantes que são, na verdade, a borda de uma região jovem e próxima de formação de estrelas chamada NGC 3324, na Nebulosa Carina.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE