Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Câmara de Vereadores de Erechim aprova lei que protege informações pessoais e sensíveis

Denominada “Lei Papel Zero”, a norma dispõe sobre o uso de assinaturas eletrônicas e visa atribuir eficiência e segurança aos serviços públicos

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
11/10/2023 09:26 – atualizado há 18 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A modernização dos serviços públicos da Prefeitura de Erechim dá mais um passo importante com a aprovação da Lei n.º 117/2023, que regulamenta a Transformação Digital, os processos das assinaturas eletrônicas, e tem o nome de Lei Papel Zero. Atualmente, 75% dos serviços públicos de Erechim já podem ser acessados de forma on-line, via site ou aplicativo SysCidadão.

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, afirma que, com a aprovação da Lei Papel Zero, a Transformação Digital passa a fazer parte da gestão pública municipal, a nova lei vai estruturar este processo para os próximos anos e trazer muitos benefícios à população.

“A Transformação Digital amplia a comunicação com as pessoas, aumenta as ferramentas para acessar, enviar, pedir informações aos órgãos públicos, solicitar os serviços e cobrar a sua realização. E tudo isso sem sair de casa utilizando o smartphone ou um computador. Além disso, dá mais transparência a todas as ações administrativas públicas. A Transformação Digital está proporcionando muitos avanços, mais agilidade e eficiência dos serviços públicos de Erechim”, explica o prefeito Polis.

O secretário de Gestão e Governança e coordenador do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, Edgar Marmentini, afirma que o objetivo é chegar, até o início do ano que vem, a 80% dos serviços públicos disponíveis de forma on-line e entrar na 4a onda da Transformação Digital. 

“Importante ressaltar o empenho de toda a equipe, do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, servidores, secretários, Diretoria de Tecnologia e Informação (DTI) e da população”, comenta.

O diretor de Gabinete de Transformação Digital, André Luiz Dalo Rosa, observa que a Lei Papel Zero dispõe sobre o uso de assinaturas eletrônicas, tem o objetivo de proteger as informações pessoais e sensíveis dos cidadãos. 

“Vai atribuir eficiência e segurança aos serviços públicos prestados sobretudo em ambiente eletrônico”, explica.

12 secretarias

A Transformação Digital abrange as 12 secretarias municipais e é coordenada pela Secretaria de Gestão e Governança, Gabinete de Transformação Digital, com o trabalho integrado do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, de secretários, servidores e Diretoria de Tecnologia e Informação (DTI).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE