Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Novo Presídio de Erechim, uma conquista de toda comunidade

Empresa vencedora do leilão da Parceria Público-Privada (PPP), foi anunciada na última sexta-feira (6).

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
10/10/2023 18:43 – atualizado há 46 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A comunidade de Erechim e do Alto Uruguai celebra mais uma conquista importante, principalmente para área da segurança pública. Depois de anos de lutas, foi conhecida na última sexta-feira (6), a empresa vencedora do leilão da Parceria Público-Privada (PPP) do novo Presídio de Erechim, realizado pelo Governo do Estado.

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, esteve nesta terça-feira (10), acompanhado do secretário de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Mario Rossi e do coordenador de Segurança e Proteção Social, Décio Vicelli, na área de 104 metros quadrados e 10.4 hectares, cedida pelo município para construção do novo complexo prisional.

A área que fica no Horto Florestal, entre as rodovias RS-135 e BR-153, atendendo a demanda da comunidade de que o Presídio Estadual de Erechim esteja longe do centro da cidade. “Essa é uma briga antiga da nossa comunidade. Em 2009, ainda no Governo Yeda Crusius, compramos uma área para efetivar isso. Anos depois, a área foi devolvida porque a obra não foi efetivada. Mas, em 2021, quando tivemos a manifestação desse interesse de construção do Governo do Estado, imediatamente buscamos uma nova área para sermos parceiros na efetivação dessa obra”, explica o secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini.

Modelo

O projeto é a primeira PPP do Estado na área de segurança pública e prevê a construção, manutenção e apoio à operação do estabelecimento prisional no município. A unidade terá 10,4 hectares, dois módulos com 26 mil metros quadrados cada e um total de 1,2 mil vagas disponibilizadas para apenados. A previsão para realização da obra é de até 24 meses. A atividade específica de segurança prisional seguirá a cargo de policiais penais.

O escopo foi elaborado por meio da Secretaria de Parcerias e Concessões (Separ) e da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS), com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e tem um investimento estimado de R$ 149 milhões.

A iniciativa também é focada na ressocialização, prevendo a possibilidade de trabalho, educação e reinserção social para detentos, assim como o uso de tecnologia na gestão prisional.

Município

A articulação liderada pelo Governo de Erechim, garantiu passos importantes para o andamento dessa obra esperada pela comunidade do município. “Tivemos inúmeras conversas com o Governo do Estado, com as secretarias que lideraram o processo, e tivemos participações efetivas, com a definição do local, na Audiência Pública, entre outros tramites, porque sabemos que essa obra tem importância fundamental para nossa comunidade”, destaca o prefeito Paulo Polis.

O governador, Eduardo Leite, vice-governador, Gabriel Souza, em ato na ACCIE, firmaram compromisso com Erechim e estão cumprindo. “Muita gente fez parte desta conquista, muitas agendas com secretários aconteceram em Porto Alegre. Em grandes projetos sempre precisamos da união de forças, porque ninguém faz nada sozinho. E a todos que ajudaram somos gratos”, finaliza o prefeito Polis.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE