Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Atendimento de ocorrência de briga pela BM termina em morte em Erechim

Veja o que diz o boletim de ocorrência registrado pelos policiais.

Redação do AU Online
por  Redação do AU Online
24/03/2023 11:10 – atualizado há 3 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

O atendimento de uma ocorrência de briga feito pela Brigada Militar em um estabelecimento comercial da BR 153, em Erechim, terminou com a morte de um homem, causada por um disparo feito por um policial, no fim da tarde desta quinta-feira, dia 23, na paralela da BR -153, no Bairro Vitória II.

De acordo com o Boletim de Ocorrência registrado como (homicídio decorrente de oposição a intervenção de força policial lesão consumado) e que foi feito pelos policiais na Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA), as equipes foram chamadas por volta das 18h para atender uma briga que estaria acontecendo próximo a um supermercado.

Reprodução Rede Social

O boletim registra o depoimento de policiais que disseram que ao chegar na ocorrência conversaram com outros policiais que já estavam no local e que informaram que com a chegada das guarnições os envolvidos na briga atravessaram a BR e entraram em um restaurante. Neste restaurante os policiais disseram que enfrentaram resistência, por parte de um dos indivíduos, sendo necessário uso de força moderada para algemá-lo.

O boletim ainda registra que no deslocamento para a paralela, onde estavam as viaturas, os policiais disseram ter ouvido um disparo de arma de fogo e visto dois indivíduos, tentando investir contra outros dois policiais, e que um terceiro homem estava caído no canteiro.

Logo após os policiais militares informaram que socorreram o homem com a própria viatura da Brigada Militar, devido a demora na chegada de uma ambulância. Outros envolvidos foram levados para delegacia.

Quem era o homem morto

O homem morto durante a ação policial foi identificado como Rudimar Rolim Machado, ele tinha 37 anos e morava próximo ao local da ocorrência. Ele deixa duas filhas e esposa.

O corpo de Rudimar, foi encaminhado para necropsia e posteriormente liberado para os atos fúnebres. O caso será investigado pela Delegacia de Repressão as Organizações criminosas Organizadas (DRACO).

O que diz a Brigada Militar

A reportagem do AU Online entrou em contato com assessoria do 13 Batalhão da Brigada Militar (13 BPM), responsável pelo comando policial em Erechim e no Alto Uruguai Gaúcho, batalhão no qual os policiais envolvidos na ocorrência fazem parte.

Em nota a entidade disse que a guarnição foi chamada para atender um ocorrência desentendimento (briga) e que ao chegar no local houve resistência por parte de alguns envolvidos, sendo que um dos policiais militares foi agredido e realizou um disparo, atingindo um homem.

O ferido teria sido socorrido, sendo levado ao hospital, mas não resistido. O policial, segundo o 13 BPM, também teria ficado ferido e necessitado de atendimento médico.

O comando disse ainda que os demais envolvidos foram presos e todas as circunstâncias envolvendo o fato serão apuradas.

Veja a nota na integra:

Nota à imprensa

O comando do 13º BPM comunica que uma guarnição da Brigada Militar de Erechim foi acionada para atender a um desentendimento envolvendo vários indivíduos.

Ao chegar no local da ocorrência, houve resistência por parte de alguns dos envolvidos, sendo que um dos policiais militares foi agredido e realizou um disparo de arma de fogo, que atingiu um homem.

O ferido foi socorrido e levado até uma unidade hospitalar, mas não resistiu. O policial ferido também foi encaminhado para atendimento.

Os demais autores das agressões foram presos, e todas as circunstâncias envolvendo o fato serão apuradas pelo Comando da unidade por meio de Inquérito Policial Militar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE