Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Gabriel Souza debate com ONU ações para apoiar migrantes no RS

93 mil imigrantes Venezuelanos, uruguaios, haitianos e senegaleses vivem no RS. O governo gaúcho quer qualificar a mão de obra e de inserir os imigrantes no mercado de trabalho formal.

Secom/RS
por  Secom/RS
22/03/2023 19:02 – atualizado há 3 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

O vice-governador Gabriel Souza recebeu, nesta quarta-feira (22), a delegação da Agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para as Migrações (OIM) para tratar sobre iniciativas conjuntas para apoiar migrantes que chegam ao Rio Grande do Sul. De acordo com dados do Sistema de Registro Nacional Migratório (Sismigra), em 2022 o Estado tinha cerca de 93 mil imigrantes registrados. Venezuelanos, uruguaios, haitianos e senegaleses são as nacionalidades com maior presença no Rio Grande do Sul.

Joel Vargas/Ascom GVG

Gabriel também ressaltou a importância de investir na qualificação da mão de obra e na inserção no mercado de trabalho formal dos estrangeiros. “Nós temos um desafio muito grande devido às mudanças demográficas. Investir no capital humano é imprescindível para que possamos ter maior produtividade da população economicamente ativa”, contextualizou o vice.

Rumy Solano destacou que a OIM e o governo gaúcho, com o apoio do órgão, avançaram significativamente nos últimos anos nas ações desenvolvidas em áreas como emprego, renda e assistência.

OIM

Desde 2020, o Rio Grande do Sul possui uma sede física do escritório da Agência da ONU para as Migrações, a OIM. O órgão apoia migrantes em todo o mundo, desenvolvendo respostas efetivas às dinâmicas migratórias e atuando em situações de emergência, além de fomentar a capacidade de governos de gerenciar esta mobilidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE