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Cidade

Abril Azul - 02 de abril Dia de Conscientização do Autismo

Barão de Cotegipe conta com a equipe N.A.D.I.A. (Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento Integral para a Aprendizagem), que é composta por uma Assistente Social, uma Fonoaudióloga e uma Psicóloga

Prefeitura de Barão de Cotegipe
por  Prefeitura de Barão de Cotegipe
04/04/2023 12:59 – atualizado há 3 meses
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O dia 02 de abril Dia de Conscientização do Autismo. A data estabelecida em 2007, tem por objetivo difundir informações para a população sobre o Autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno.

Abril Azul é uma campanha para promover a conscientização e trazer mais visibilidade ao Autismo. O objetivo desse mês é levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O que é Transtorno do Espectro Autista - TEA?

O Transtorno de Espectro Autista é um transtorno do neurodesenvolvimento em que a pessoa apresenta dificuldades de comunicação e em relacionamentos sociais, além de comportamentos repetitivos e peculiares, e interesses restritos.

É importante compreender que as pessoas com Autismo são muito diferentes entre si. Não havendo um autista igual ao outro. Também é importante entender que de acordo com as intervenções que forem realizadas as características podem se tornar mais brandas.

Os sinais geralmente são mais perceptíveis por volta dos 3 anos, mas o transtorno do espectro autista (TEA) pode ser diagnosticado a partir dos 18 meses.

Alguns indícios que facilitam o entendimento dos sintomas do transtorno:

  • Mudanças na interação social;
  • Para pessoas com autismo, os significados dos laços sociais podem ser um tanto confusos. Por exemplo:
  • Em bebês, é comum o maior interesse por objetos do que por pessoas;
    -Não há reciprocidade de sorrisos, toques e abraços;
  • A criança não demonstra reações a novidades, por isso, crianças com autismo parecem desatentas.

    Dificuldade em linguagem e comunicação


    ● A forma de se expressar também é diferente, entre as pessoas com autismo.
    ● Quando amamentados, os bebês com autismo não olham muito nos olhos da mãe.
    ● Não respondem quando chamados, podendo ser confundindo com alterações auditivas.
    ● No autismo infantil, há demora na fala e em tentar formar frases.
  • Comportamentos e interesses atípicos

    ● Estes sintomas são aqueles que contrastam bastante com as atitudes de uma criança não portadora do autismo.
    ● Há interesses restritos e sem finalidade. Pode ser um movimento repetitivo ou apreço por algum tipo único de objeto (isso é chamado de estereotipia).
    ● Não acompanham brincadeiras criativas.
    ● Gostam de padrões, categorias e organização.
    ● Podem apresentar seletividade alimentar.
  • Comportamentos e interesses atípicos

● Estes sintomas são aqueles que contrastam bastante com as atitudes de uma criança não portadora do autismo.
● Há interesses restritos e sem finalidade. Pode ser um movimento repetitivo ou apreço por algum tipo único de objeto (isso é chamado de estereotipia).
● Não acompanham brincadeiras criativas.
● Gostam de padrões, categorias e organização.
● Podem apresentar seletividade alimentar.

A importância do olhar da ESCOLA

Muitas vezes é na escola que percebe-se os primeiros sinais. Isso se dá pelo motivo de muitas vezes ser a primeira experiência de socialização não familiar da criança. É na interação com colegas que a professora poderá perceber e observar algumas características e atrasos no desenvolvimento.

Sendo um diferencial da Secretaria Municipal de Educação de Barão de Cotegipe, a equipe escolar quando percebe sinais encaminha a criança para a equipe N.A.D.I.A. (Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento Integral para a Aprendizagem), que é composta por uma Assistente Social, uma Fonoaudióloga e uma Psicóloga, sendo então realizadas observações e pré-avaliações. Observando sinais, a família é chamada para orientações e encaminhamentos pertinentes.

Tudo isso se faz necessário, pois o diagnóstico precoce é de suma importância para o desenvolvimento integral da criança diagnosticada com TEA. 

Os estímulos adequados, terapias recomendadas devem ser realizadas para que a criança tenha melhor capacidade de independência e funcionalidade, oferecendo mais qualidade de vida às pessoas com autismo.

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