Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Estrutura do Cetre e cursos são divulgados para lideranças do Alto Uruguai

O objetivo é oportunizar que as lideranças conheçam esta modalidade de cursos, duração e infraestrutura e possam colaborar na sensibilização dos jovens, agricultores e demais interessados em participar dos mesmos.

Terezinha Vilk/Emater/RS
por  Terezinha Vilk/Emater/RS
18/03/2023 00:16 – atualizado há 3 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

A Emater/RS-Ascar vem intensificando a divulgação do Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre) e seu calendário de cursos para 2023 para lideranças dos municípios da região do Alto Uruguai. A ação é realizada pela extensionista e coordenadora do Cetre, Rosaine Baldissera. O objetivo é oportunizar que as lideranças conheçam esta modalidade de cursos, duração e infraestrutura e possam colaborar na sensibilização dos jovens, agricultores e demais interessados em participar dos mesmos.

Terezinha Vilk/Emater/RS

Na quinta-feira (16/03), a coordenadora do Cetre esteva acompanhada das extensionistas Fernanda Tacca Angonese, que também é uma das instrutoras e coordenadora na área de farináceos no Cetre, e de Gabriele Pellin, do Escritório Municipal de Entre Rios do Sul. Participaram o prefeito Irson Milani, o vice-prefeito Adenilto Conti, a primeira-dama Rosmali Milani, secretários, vereadores e representantes do Sicredi e de sindicatos.

As extensionistas detalharam os cursos, as unidades didáticas, alojamento, alimentação, as exigências da legislação para alguns cursos como, por exemplo, de agroindústrias. Fernanda complementou a explanação exemplificando os cursos de Processamento Artesanal de Bolos e Tortas, massas frescas e molhos, pães e biscoitos e bolachas, cujo processo de produção ocorre com ingredientes naturais, produzidos, na grande maioria, com produtos oriundos da agricultura familiar nas propriedades. Rosaine destacou o apoio das parcerias na execução dos cursos.

A mesma ação de divulgação já foi realizada nos municípios de Aratiba, Paulo Bento, Três Arroios e Barão de Cotegipe. A agenda segue com reunião em outros municípios. O prefeito de Entre Rios do Sul, Irson Milani, e demais lideranças agradeceram a explanação e ratificaram a parceira existente.

Infraestrutura

Salas de aula, dormitórios com ar condicionado e banheiros, salas de aulas, refeitório, espaços de lazer, unidades didáticas, Horto Medicinal, sala de administração, entre outras.

O Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim localiza-se junto ao Colégio Agrícola ngelo Emílio Grando. Oferece os seguintes cursos: Boas Práticas de Fabricação (para produção de origem animal e vegetal), Processamento Artesanal de Bolos e Tortas, Processamento Artesanal de Biscoitos e Bolachas, Processamento Artesanal de Massas e Molhos, Secagem e Armazenagem de Grãos, Plantas Medicinais e Aromáticas, Citricultura, Gestão de Bovinocultura de Leite, Gestão de Agroindústrias e Dieta da Vaca Leiteira. No local também foi implantado um Horto Medicinal que é utilizado forma didática no curso e aberto à visitação (realizada uma vez por mês/agendada). Em abril será oferecido o curso de Empreendedorismo para Juventude Rural.

Os agricultores e demais interessados em participar dos cursos podem entrar em contato com os escritórios municipais da Emater/RS-Ascar ou diretamente no Cetre, através do fone (54) 3321 0973 ou WatsApp (54) 99630-4990 ou pelo e-mail cterechim@emater.tche.br, ou ainda pelo site www.emater.tche.br - Centros de Treinamento.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE