Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

VISAT lança projeto de cuidado com a saúde dos motoristas

Este projeto teve como ponto de partida os motoristas da própria Secretaria de Saúde, servindo como um projeto piloto.

Ascom Prefeitura de Erechim
por  Ascom Prefeitura de Erechim
19/09/2023 11:37 – atualizado há 5 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Reconhecendo a importância dos motoristas no cotidiano da sociedade e cientes das longas jornadas que enfrentam diariamente ao volante, a Secretaria de Saúde através da equipe da Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT), lançou o projeto “Saúde dos Motoristas”. Este projeto teve como ponto de partida os motoristas da própria Secretaria de Saúde, servindo como um projeto piloto.

O objetivo principal do projeto "Saúde dos Motoristas" é compreender as percepções dos motoristas em relação a como o trabalho pode afetar seu corpo e qualidade de vida, além de identificar quaisquer doenças preexistentes. Para atingir esse objetivo, a equipe da VISAT, composta por uma enfermeira, uma técnica em segurança e uma engenheira em segurança, contou com a colaboração de uma nutricionista e um fisioterapeuta.

Nesta fase inicial do projeto, foram realizadas coletas de dados por meio de um questionário estruturado, contendo perguntas abertas e fechadas que abordam diversos aspectos, desde a percepção dos motoristas sobre sua saúde até como o trabalho os impacta.

Além disso, foram realizadas avaliações físicas, como medição de peso, altura, Índice de Massa Corporal (IMC), Circunferência Abdominal (CA), Pressão Arterial (PA) e glicemia capilar (HGT).

Conforme explica Andréia Guella, engenheira em segurança do trabalho da VISAT a preocupação com a saúde dos motoristas vai além de garantir o bem-estar individual. 

“Entendemos que motoristas saudáveis são essenciais para a segurança de todos, incluindo passageiros e terceiros nas estradas. As longas horas ao volante podem levar a um desgaste físico e mental significativo, aumentando o risco de acidentes. Portanto, uma das maneiras de enfrentar esse desafio é compreender e respeitar os próprios limites, bem como manter a saúde em dia”.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE