Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Vídeo: Caminhão utiliza área de escape entre PR e SC e evita tragédia

Áreas de escape em rodovias de São Paulo e Paraná salvaram mais de mil vidas desde 2019, diz concessionária.

Assessoria/
por  Assessoria/
23/09/2023 20:46 – atualizado há 58 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Na madrugada deste sábado (23), um caminhão transportando 12 toneladas de molho de tomate perdeu o controle dos freios e percorreu cerca de 120 metros antes de atingir as bombonas de água, na área de escape, evitando uma tragédia na BR-376, em Guaratuba, Sul do Paraná, sentido Santa Catarina.

Através das imagens divulgadas pela Arteris Litoral Sul, é evidente que a área de escape no trecho evitou danos graves no incidente, que felizmente não resultou em feridos.

O caminhão percorreu aproximadamente 120 metros na área de escape antes de colidir com as bombonas de água, que ajudaram a amortecer o impacto.

Vidas salvas pela área de escape

Recentemente, a empresa administradora da rodovia atingiu um marco importante ao salvar mais de 1.000 vidas através das três áreas de escape instaladas em estradas do Paraná e São Paulo. Essas áreas receberam um investimento de R$ 38 milhões e contribuíram para uma redução de 56% no número de acidentes desde 2019.

As áreas de escape, semelhantes aos recursos utilizados nas pistas de Fórmula 1, contam com uma profundidade de quase um metro preenchida com argila expandida. Essa estrutura permite que os motoristas que identificarem uma falha mecânica em seus veículos possam utilizar esse "desvio" para realizar uma frenagem emergencial segura.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE