Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agência Brasil/Arquivo
Economia

Vice-presidente Geraldo Alckmin vem ao Alto Uruguai lançar usina de etanol

Indústria de R$ 800 milhões será construída em Viadutos e promete consumir mil toneladas/dia de milho, triticale, cevada e trigo, que serão compradas de produtores de 42 municípios da região

Redação AU/com informações do Jornal do Comércio
por  Redação AU/com informações do Jornal do Comércio
26/01/2024 10:19 – atualizado há 42 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Com um investimento de R$ 800 milhões, a empresa FZ BioEnergia e a Prefeitura de Viadutos realizam, nesta sexta-feira, 26 de janeiro, o lançamento da obra da usina de etanol que será construída no município. O projeto promete impulsionar a economia das regiões Alto Uruguai e Nordeste do Rio Grande do Sul, diz publicação do Jornal do Comércio.

A construção da unidade industrial de etanol a partir do milho, triticale, cevada e trigo está sendo viabilizada pela captação de recursos, através da empresa Conexão Sul Brasil Holding S/A. A obra será conduzida pela FZ BioEnergia e o montante será investido nos próximos dois anos. A reportagem do Jornal do Comércio, com base nas informações da assessoria de imprensa da FZ BioEnergia, diz que a iniciativa possibilitará o incremento da safra de inverno que, em função do clima, vem oferecendo uma produção muito pequena de cereais.

Ainda segundo a reportagem do Jornal do Comércio, o sócio-administrador da FZ BioEnergia, José Fortunati – ex-prefeito de Porto Alegre –, disse, através de nota, que a usina deverá utilizar em torno de mil toneladas/dia de matéria-prima originária de cerca de 10 mil produtores rurais de pequeno e médio porte, de 42 município da região. Outro sócio-administrador da empresa é o engenheiro agrônomo da Emater, Valdir Zonin.

O projeto deverá produzir, anualmente, cerca de 151 milhões de litros de etanol anidro, 100 mil toneladas de farelo DDGs, 245 mil toneladas de crédito de carbono, 5,4 toneladas de óleos e 25 mil MWh de energia elétrica. O início da construção do empreendimento está previsto para fevereiro de 2024, com conclusão estimada para o final de 2025.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE