Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Usina Hidrelétrica Passo Fundo inicia instalação de sistema sonoro e placas de sinalização em comunidades do entorno

Os materiais indicam rotas de fuga e pontos de encontro nas regiões próximas à hidrelétrica. As instalações terão início em 16 de agosto

Camila Cordeiro/Assessoria
por  Camila Cordeiro/Assessoria
14/08/2023 15:49 – atualizado há 1 minuto
Continua depois da publicidadePublicidade

A Usina Hidrelétrica Passo Fundo, operada pela ENGIE Brasil Energia, inicia em 16 de agosto a segunda etapa das ações de consolidação dos Planos de Contingência das Defesas Civis municipais e Plano de Ação de Emergência da Usina, em parceria com as Defesas Civis municipais. A primeira fase ocorreu no ano passado e envolveu o cadastramento social de todos os moradores a jusante do reservatório.

O sistema sonoro, a ser instalado nas regiões de abrangência do reservatório, poderá ser acionado em diversas situações, como testes simulados e em casos de cheias graves e alagamentos. Já as placas sinalizam aos moradores quais são as rotas de fuga e os locais seguros para se abrigar em caso de emergência. Os materiais serão instalados em três municípios do Rio Grande do Sul, sendo eles Cruzaltense, Entre Rios do Sul e Trindade do Sul.

Na próxima fase, ainda sem data definida, acontece o evento de simulado, que será comunicado previamente pela Usina. Na ocasião, a comunidade receberá as orientações completas sobre os procedimentos necessários em uma situação adversa.

As ações possuem caráter preventivo e as barragens, assim como suas estruturas, atendem plenamente aos fatores de segurança, não oferecendo nenhum risco à comunidade. As iniciativas estão previstas para o atendimento da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNPDEC (Lei 12.608/2012) e a Política Nacional de Segurança de Barragens (Leis nº 12.334/2010 e n° 14.066/2020).

Em caso de dúvidas ou esclarecimentos sobre a atividade, a população poderá entrar em contato com a Defesa Civil do seu munícipio, ou pelo canal de comunicação da ENGIE Brasil Energia pelo link: engie.com.br/complexo-gerador/usinas/seguranca-de-barragens/.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE