Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Esporte

Transcatarina 2020: um evento para ficar na história

O Transcatarina encerra a 12ª edição como uma das mais competitivas, divertidas e especiais de toda a sua história, reunindo participantes de nove estados brasileiros.

Assessoria
por  Assessoria
02/11/2020 17:53 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Transcatarina encerra a 12ª edição como uma das mais competitivas, divertidas e especiais de toda a sua história. O Transcatarina não perdeu a largada e, neste ano atípico de 2020, desdobrou-se para concretizar sua 12ª edição, que começou no último dia 27, e terminou neste sábado (31), tendo a largada e chegada na cidade de Fraiburgo (SC), com pernoites nos municípios de Treze Tílias e Caçador.

Com um rígido protocolo de segurança em prevenção à pandemia do Covid-19, esta edição reuniu cerca de 700 pessoas, vindas de 116 cidades e nove estados, sendo: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiânia e Espírito Santo. No total, 195 veículos 4x4 se alinharam no grid e depois espalharam-se pelo centro oeste catarinense; eles estavam divididos nas categorias de competição (Máster, Graduados, Turismo, Turismo Iniciante e Turismo Light), e de passeio (Passeio Expedition, Passeio Radical 1 e 2, e Adventure 1, 2 e 3).

Antes de entrar no local da concentração do Transcatarina, todos os participantes – incluindo o staff – foram obrigados a fazer o teste do Covid-19 para detectar a presença do coronavírus em indivíduos assintomáticos e sintomáticos, e apresentar o resultado negativo à organização do evento. No decorrer dos dias, mantiveram-se todas as condutas de segurança, tais como, o uso de máscaras e higienização de mãos e equipamentos com álcool 70%.

Chuva para coroar o último dia de Transcatarina

Os participantes pediram tanto por chuva que o último dia foi coroado! Foram 144 quilômetros, com 100 quilômetros de navegação, e para tornar a disputa final ainda mais acirrada, o diretor de prova Vander Hirt, colocou 340 PCs (postos de controle). O roteiro passou por fazendas de reflorestamento de pinus e eucaliptos, pelas regiões de Caçador e Rio das Antas, até alcançar o Parque da Maçã, em Fraiburgo, onde foi colocado o pórtico da grande final.

A terceira prova do dia estava com o terreno bastante liso e, na avaliação dos competidores, foi bem difícil para acelerar e manter o carro dentro da trilha. Poucos foram os pilotos que ousaram para conseguir manter as médias de velocidade, afinal, mais do que técnica e experiência nas manobras, foi preciso coragem – um verdadeiro espetáculo à parte, aumentando a adrenalina dos participantes. Enquanto isso, os navegadores trabalhavam duro para manter o hodômetro ajustado e cantar a referência. 

Equipe do Erechim Jeep Clube participou do 12º Transcatarina na categoria Adventure 2

Os campeões do 12º Transcatarina

Foram quatro dias de disputas, a contar com o prólogo que também valeu pontos pela classificação geral. Não é novidade que a competitividade no Transcatarina é extremamente acirrada, sendo que a cada etapa a classificação geral tinha sobe e desce de posições entre os competidores. No total, foram percorridos cerca de 600 quilômetros, em quatro dias de disputas.

Na categoria Máster, o título foi extremamente disputado com empate entre Leandro Pereira Moor e Claudio Roberto Flores, e Marcelo de Freitas Gouveia e Igor Quirrenbach de Carvalho, com 112 pontos, porém, no critério de desempate, Leandro e Claudio levaram a melhor e conquistaram o troféu que buscam a nove anos. Na terceira posição, com apenas um ponto de diferença, ficaram Flavio Roberto Kath e Rafain Walendowsky.

Campeões Máster: Leandro Pereira Moor e Claudio Roberto Flores (Vinicius Cabral/DFOTOS)

O primeiro lugar do pódio foi ocupado por pai e filho, Paulo Renato Carvalho Ribeiro e Lucca Monteiro Carvalho Ribeiro, de apenas 17 anos (sendo que a estreia de Lucca no Transcatarina). As duplas Alexandre Menezes Ferreira e Guilherme de Sousa Siqueira, e Dirceu Potrich e Leonardo Borges Menarim, vieram logo atrás, em segundo e terceiro lugares.

Campeões Graduado: Paulo Renato Ribeiro e Lucca Monteiro Carvalho Ribeiro (Vinicius Cabral/DFOTOS)

O piloto Dirceu Araújo Salla e o navegador Rodrigo Dionizio Silva conquistaram o título da categoria Turismo. O segundo lugar foi para Paulo Antonio Lacowicz e Ramon Paulo Lemos Lacowicz, e José Andrade Júnior e Bernardo Schafer Andrade, nas segundas e terceiras colocações, respectivamente.

Campeões Turismo: Dirceu Araújo Salla e Rodrigo Dionizio Silva (Vinicius Cabral/DFOTOS)

Na categoria Turismo Iniciante, Eduardo Pereira Silva e Maria Beatriz de Andrade Silva, sagraram-se os campeões. “Estamos surpresos com esse resultado, porém, a cada etapa ganhávamos mais confiança e os resultados vieram. E a última etapa foi mais rápida e dinâmica, e isso nos favoreceu”, contou Eduardo. “E claro, sem brigas”, brincou o piloto que é casado há 40 anos com Maria Beatriz. Na segunda posição, vieram Alan Fernando dos Santos e Alfredo Henrique da Mota Moor, com Marcos Cominesi e Lucas Cominesi, em terceiro.

Campeões Turismo Iniciante: Eduardo Pereira Silva e Maria Beatriz Silva (Vinicius Cabral/DFOTOS)

Os campeões na categoria Turismo Light foram Vinicius Parizotto Gustaman e Felipe Tavares. “É muita emoção. Principalmente, porque tivemos problemas mecânicos no carro e pensamos que não daríamos conta, e agradecemos a nossa equipe de apoio. Passou muito rápido, adoramos. A organização está de parabéns e no ano que vem estaremos de volta”, disse Gustaman. Em segundo lugar ficaram Marcelo Vassoler e João Batista Freitas, e em terceiro, Marco Aurélio Santana de Oliveira e Marcos Antônio Couto Neto.

Campeões Turismo Light: Vinicius Parizotto Gustaman e Felipe Tavares (Vinicius Cabral/DFOTOS)

A importância da credibilidade

O Transcatarina fez 12 anos de vida e com uma organização grandiosa e impecável, sob o comando de Edson João da Costa, o evento reúne pessoas de diversas regiões do Brasil, com uma mistura de culturas e sotaques. Por meio da alegria, da união e, com os jantares de confraternização e premiação, traz um tom especial ao evento, que é um dos mais aguardados pela nação off-road.

Família! Essa é a palavra que resume o Transcatarina. “Agradecemos imensamente aos nossos patrocinadores, as prefeituras locais e aos proprietários de fazendas que, mesmo em um ano tão difícil e diferente, confiou na nossa proposta e nos ajudou na realização da 12ª edição. Graças aos esforços de uma equipe dedicada e parceiros fieis, fizemos o Transcatarina 2020, com a certeza de que em 2021, tudo será ainda melhor”, encerrou Costa.

Equipe do Erechim Jeep Clube participou do 12º Transcatarina

A equipe do Erechim Jeep Clube participou pela primeira vez deste evento. Com dois carros, os pilotos Julio Cesar Sanzovo/ Alienar Zis (Biduca) e Rodrigo Badaletti/Claudir Bobco (Quinto), participaram na categoria Adventure 2.

O carro da dupla Julio Cesar Sanzovo/ Alienar Zis (Biduca) quebrou na sexta-feira. Pelas trilhas do Transcatarina 2020 a equipe andou com uma TR4, nos mesmos trajetos por onde passavam carros com pneus 37,40, tem que passar os com pneus 34 ou até mesmo menos. O desafio é para todos..."Uns passam rasgando e outros somente com guincho", disse Julio.

"O que mais vou lembrar do transcatarina é a amizade que fizemos nesses 5 dias, a união, o companheirismo. Infelizmente o meu carro quebrou mas mesmo assim foi uma grande experiência. Meu agradecimento ao Biduca pela disposição de sempre ajudar, também ao Quinto, pela ajuda mecânica, ao Rodrigo pela parceria. Todos nós estamos de parabéns! Levamos o nome do Erechim Jeep Clube para muitos estados desse Brasil, avaliou Julio Cesar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE