Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Prefeitura de Erechim/Divulgação
Cidade

Terceira propriedade do país com irrigação de Erva-Mate está em Erechim

Tecnologia ajuda no desenvolvimento e produção da planta.

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
18/05/2023 17:11 – atualizado há 29 dias
Continua depois da publicidadePublicidade

Uma das plantas mais tradicionais do Rio Grande do Sul, a Ilex paraguariensis, popularmente conhecida como Erva-Mate, precisa de muita água para se desenvolver e produzir, principalmente no verão. Visando aumento e qualificação da produção, o produtor rural de Erechim, Sérgio Mosele, investiu em uma nova tecnologia: a irrigação da erva-mate, que atinge cerca de 15 dos 25 hectares da propriedade.

Na tarde desta quarta-feira (17), o secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, William Racoski, esteve na propriedade para ver o funcionamento da primeira irrigação de erva mate da cidade. 

“O investimento do seu Mosele é o terceiro do país nessa tecnologia e segundo do nosso Estado”, explicou o secretário. 

O projeto foi desenvolvido pela Hidroplan Sistema de Irrigação e financiado pelo Banrisul.

Porteira A Dentro

O produtor rural Sérgio Mosele agradeceu todo empenho da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, que sempre atende as demandas com agilidade e competência. A estimativa é que a produção aumente de 30 a 50% com o investimento.

Conforme explica o secretário William Racoski, a equipe da secretaria deu suporte na implantação da nova tecnologia, assim como faz em outras propriedades, com trabalhos como vala de silagem, proteção de fontes e manutenções para os produtores rurais.

“É com muita alegria que estamos vendo esse investimento ativo, funcionando e que com certeza vai trazer resultados de produção. O seu Sérgio é um empreendedor que foi em busca de modernidade para sua propriedade. Ficamos sempre a disposição pra trabalhar juntos no desenvolvimento dos produtores rurais de Erechim”, comentou o secretário.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE