Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Bombeiros Voluntários de Cerro Largo/Divulgação
Rio Grande do Sul

Tempestade causa sérios prejuízos em várias cidades da região noroeste

Segundo a Defesa Civil, até o momento não foi possível estabelecer um número oficial de afetados

Redação AU/com informações da Defesa Civil
por  Redação AU/com informações da Defesa Civil
17/10/2023 09:51 – atualizado há 24 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Um vendaval devastador afetou pelo menos 10 cidades na região noroeste do Rio Grande do Sul. Na noite de segunda-feira (16), a tempestade causou destelhamentos e a queda de árvores, desencadeando uma ação conjunta do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil. Desde a madrugada, equipes trabalham para remover árvores caídas e fornecer lonas para as residências prejudicadas.

Até o momento, não foi possível estabelecer um número oficial de afetados, uma vez que a Defesa Civil está compilando informações para um balanço a ser divulgado hoje.

Cerro Largo foi uma das cidades mais atingidas, com relatos de uma família tendo que deixar sua casa após o vendaval arrancar o telhado da moradia. Crissiumal e Sede Nova também registraram danos significativos.

Retirada de árvores em Cerro Largo. FOTO: Bombeiros Voluntários/Divulgação

São Luiz Gonzaga enfrentou destelhamentos em pelo menos 15 residências e a queda de 20 árvores. Situação semelhante foi vista em Horizontina, onde pelo menos 10 casas sofreram danos. Guarani das Missões também não escapou dos estragos, com nove famílias relatando destelhamentos. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Clemente Soltis teve parte de seu refeitório danificado, e ainda não há informações sobre o impacto nas atividades escolares no local. Em Santa Rosa, três casas perderam seus telhados, e nove árvores caíram.

Imagem do município de São Luiz Gonzaga. FOTO: Defesa Civil/Divulgação

Além disso, ocorreram estragos em Três de Maio, Tucunduva e Cândido Godói, com o prédio da prefeitura deste último município sendo parcialmente destelhado. Em Entre Ijuís, embora tenha havido queda de granizo, não foram registrados danos significativos.

A tempestade também causou interrupções no fornecimento de energia elétrica em algumas áreas do estado. De acordo com o balanço mais recente da RGE, aproximadamente 90 mil clientes estão sem eletricidade, principalmente na Região Norte. A concessionária atribui os danos a galhos e objetos arremessados contra fios e equipamentos. Até o momento, a CEEE Equatorial não informou sobre interrupções de energia em sua área de concessão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE