Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Jonas Pereira/Agência Senado
Cidade

Senado inicia discussão da PEC das drogas nesta terça-feira

Proposta que proíbe a posse e o porte de todas as drogas será discutida em cinco sessões no plenário antes de ir à votação.

Jonas Pereira/AgênciaJonas Pereira/Agência Senado Senado
por  Jonas Pereira/AgênciaJonas Pereira/Agência Senado Senado
18/03/2024 20:39 – atualizado há 1 minuto
Continua depois da publicidadePublicidade

A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que proíbe o consumo e o porte de qualquer tipo de drogas no país começa a ser discutida no plenário do Senado nesta terça-feira (19).

A PEC foi aprovada na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado na última quarta-feira (13) por ampla maioria. De acordo com o regimento interno da Casa, o texto será discutido em cinco sessões antes de ir à votação em primeiro turno. A previsão dos senadores é que a proposta seja analisada até o fim de abril.

O senador Efraim Filho (União-PB) deve assumir a relatoria da PEC no plenário. Ele relatou a proposta na CCJ. Por se tratar de uma emenda constitucional, o texto precisa ser analisado em dois turnos e, para ser aprovado, são necessários votos favoráveis de dois terços dos 81 senadores, ou seja, 49 votos.

Se aprovado, a matéria seguirá para a Câmara dos Deputados, por onde deve ser discutida em comissões temáticas antes de ser analisada em plenário da Casa.

A discussão no Senado ocorre em meio ao impasse entre o Congresso Nacional e o STF (Supremo Tribunal Federal) sobre o mesmo tema. Na Corte, os ministros analisam a possibilidade de descriminalizar o porte de maconha. O julgamento está paralisado após pedido de vista do ministro Dias Toffoli. O placar até o momento é de 5 a 3 votos a favor da descriminalização.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE