Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Política

PEC das drogas será votada pela CCJ do Senado na próxima quarta, diz relator

O STF discute a descriminalização do porte de maconha para consumo pessoal. O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL) afirmou que o placar atual do julgamento é motivo de preocupação

Gazeta do Povo
por  Gazeta do Povo
07/03/2024 21:21 – atualizado há 13 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O relator da proposta de emenda à Constituição (PEC) que criminaliza o porte e a posse de drogas, senador Efraim Filho (União-PB), afirmou que o texto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado na próxima quarta-feira (13). A data foi definida em reunião de líderes partidários com o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, na quinta-feira (7).

"Houve a deliberação no colégio de líderes. Por consenso, quarta-feira, na CCJ, o meu parecer sobre a PEC antidrogas será apreciado. Já há o compromisso do presidente da CCJ, Davi Alcolumbre [União-AP], e vamos partir para esse debate, que interessa a sociedade brasileira, interessa a família brasileira… Não acredito eu que seja um tema para ser decidido pelos tribunais, mas pelo Congresso Nacional", disse o relator.

O Supremo Tribunal Federal (STF) discute a descriminalização do porte de maconha para consumo pessoal. No entanto, a Corte suspendeu o julgamento na quarta (6), após um pedido de vista do ministro Dias Toffoli. Até o momento, o placar está em 5 votos a 3 pelo fim do enquadramento penal de usuários. Com o pedido de vista, Toffoli tem 90 dias para analisar o processo. Segundo o regimento interno do STF, após esse período a ação é liberada para o julgamento.

Nesta semana, senadores da oposição se reuniram com Pacheco para pedir a votação da PEC das drogas na CCJ. O líder da oposição, o senador Rogério Marinho (PL-RN) afirmou que o placar atual do julgamento no STF é motivo de preocupação, informou a Agência Senado. 

"Isso significa, na opinião de todos nós, uma porta aberta para a liberação efetiva da droga e a desagregação social que isso vai resultar", argumentou marinho.
O líder da oposição destacou que a votação na CCJ não significa “nenhum desapreço à conduta da ação do Supremo Tribunal Federal”, mas é uma afirmação de que a sociedade, representada pelo Senado, “pensa diferente do que está sendo decido até agora pelo STF”.

Após a interrupção do julgamento na Corte, Pacheco voltou a dizer que é favorável à criminalização do porte e da posse de drogas. Ele apoia que o Senado vote a PEC, caso o resultado no Supremo afete a legislação atual.

"A vingar a tese da inconstitucionalidade [pelo STF], o que se estará fazendo é a descriminalização da conduta numa invasão de competência do Congresso Nacional... A PEC coloca na Constituição uma diretriz de que independente de quantidade de porte e posse tem consequência jurídica", disse o presidente do Senado.

Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.b...

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE