Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Educação

Semana Acadêmica de Medicina Veterinária da URI trouxe novos conhecimentos

Minicursos e rodas de conversa trouxeram informações fundamentais aos alunos

Assessoria da URI Erechim
por  Assessoria da URI Erechim
21/09/2022 12:48 – atualizado há 9 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Palestras e minicursos sobre temas relevantes marcaram a IV Semana Acadêmica do Curso de Medicina Veterinária da URI, promovida entre os dias 12 e 17 de setembro, no Câmpus II da Universidade. 

O evento, realizado em conjunto com a III Mostra Científica, serviu para aprofundar conhecimentos em áreas do interesse dos estudantes e mobilizou alunos, professores e representantes da comunidade.

A cerimônia de abertura contou com a presença das seguintes lideranças acadêmicas e civis: Diretor-Geral do Câmpus, Paulo Roberto Giollo; Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), Mauro Antônio Correa Moreira; Coordenadora do Curso, Daniela dos Santos de Oliveira; Coordenador da Área das Ciências Agrárias, Antônio Sergio do Amaral; Coordenador da Semana Acadêmica, Guilherme Lopes Dornelles; representante da turma 2020, Raquel Martins, e os responsáveis pela organização do evento.

A programação teve início com a palestra “Ética em Medicina Veterinária”, com o Médico Veterinário Mauro Antônio Correa Moreira, Presidente do CRMV. Em seguida, o professor Luciano Alves dos Santos falou sobre o Direito dos Animais de Companhia.

Na terça-feira, 13, aconteceram cinco rodas de conversas em diferentes horários: Necropsia em Processos Judiciais, com o Médico Veterinário Diorges Henrique Setim; Abordagens Terapêuticas na Clínica de Pequenos Animais, com a Médica Veterinária Ana Luiza Menegatti; Emergências Clínicas em Pequenos Animais, com a Médica Veterinária Renata Bortoluzzi Madeira; Manejo e Bem-Estar de Ovinos, com Alexander Paes Olivo; e Luto na Medicina Veterinária, com a Professora Vera Lucia Anzolin. Fez parte também da programação da noite um Minicurso sobre Contenção e Manejo de Equinos, com o Médico Veterinário Rodrigo Forest.

Na quarta-feira, 14, aconteceram mais cinco rodas de conversas, nos mesmos moldes que na noite anterior: Atualização em Suinocultura, com o Médico Veterinário Luiz Colet; Atuação do Médico Veterinário na Área Comercial, Mastite e Redução de CCS, com a Médica Veterinária Jordana Cecconello; Oftalmologia em Pequenos Animais, com a Médica Veterinária Priscila Santos; Avaliação Laboratorial do Sistema Hepático na Clínica de Pequenos Animais, com a Médica Veterinária Rúbia Schallenberger da Silva; e Particularidades Clínicas na Medicina de Felinos, com o Médico Veterinário Wesley Maya. Concomitante a essas conversas, a noite contou também com um Minicurso sobre Contenção e Manejo de Equinos, com o Médico Veterinário Rodrigo Forest.

Na quinta-feira, 15, aconteceu a III Mostra Científica onde alunos, professores e comunidade tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos científicos.

Na sexta-feira, 16, os alunos contaram com minicursos, na sua área de interesse, tanto em pequenos como grandes animais. À noite, aconteceu o Minicurso sobre Fisioterapia em Pequenos Animais, com a Médica Veterinária Cecilie Papais; Técnicas Radiográficas em Pequenos Animais, com o Médico Veterinário Eduardo Morello; e Imunização em Pequenos Animais, com as Médicas Veterinárias Ana Luiza Menegatti e Kauana Pazzini.

No sábado, 17, aconteceram os seguintes minicursos: Condutas Clínicas em Emergências de Pequenos Animais, com as Médicas Veterinárias Daniele Karoline Fagundes e Francieli Arsego; Manejo de Ordenha e Qualidade do Leite, com o Médico Veterinário Pablo Tonial; Abordagem Clínica e Terapêutica de Felinos, com o Médico Veterinário Wesley Maya; e Técnicas Radiográficas em Pequenos Animais, com o Médico Veterinário Eduardo Morello.

Segundo o Coordenador da Semana, Guilherme Dornelles, “a Semana Acadêmica de Medicina Veterinária da URI encerrou com a certeza de que seus alunos, professores e comunidade saíram com seus conhecimentos ampliados e aprofundados com a diversidade de temas abordados”.

Para a Coordenadora do Curso, Daniela dos Santos de Oliveira, foi importante também para o sucesso da Semana Acadêmica, o patrocínio da Sicredi UniEstados, e a participação das empresas Cassul Distribuidora, Nutrire/Monello, Keller Distribuidora, Vetnil, Agronese e E-energy, organizações parceiras do Centro Clínico Veterinário e do Curso.

O evento contou, ainda, com o apoio de Golden Joias, Roberta Fabiani, Sivel, Assertech, Erva-Mate Cristalina e MK Variedades.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE