Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Santa Catarina

Sem vagas de UTI neonatal na Grande Florianópolis, governo de SC anuncia novos leitos

A região também está sem vaga na UTI Pediátrica e tem apenas um leito disponível na UTI Adulto; a taxa de ocupação das UTIs na grande Florianópolis é de 99,54%

governo SC
por  governo SC
23/05/2023 15:01 – atualizado há 23 dias
Continua depois da publicidadePublicidade

Com todos os leitos da UTI Neonatal ocupados na Grande Florianópolis, o governo estadual anunciou que novas vagas devem ser abertas no Hospital Regional de São José, até o fim de semana. Além disso, que foram contratados 48 profissionais para atender no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis.

Foto: Robson Valverde / SES

De acordo com o Governo catarinense, as medidas são para atender a alta demanda por atendimentos de pacientes infantis em Santa Catarina.

A Secretaria da Saúde também renovou os contratos com sete unidades hospitalares para o atendimento dos pacientes infantis, ainda no início de março, para atender a demanda no Estado.

Com a ampliação anunciada pelo governo estadual, o hospital de São José passará de 10 para 20 leitos ativos. Além dos cinco que devem ser implementados até o fim de semana, já foram abertos outros três leitos na unidade em abril e dois na última segunda-feira (22).

O governo estadual informou que outras medidas são adotadas. Uma delas será a conversão de leitos neonatal do Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC) para leitos de UTI pediátrica. Também é alinhado com os hospitais contratualizados a ampliação da disponibilidade de leitos.

Situação de emergência na Grande Florianópolis

A Grande Florianópolis enfrenta uma situação complicada na área da saúde e chegou a ter todos os leitos de UTI ocupados na segunda-feira (22). Nesta terça-feira (23), a taxa de ocupação da região é de 99,54%, pois há uma vaga disponível na UTI Adulto, em um hospital de Biguaçu. Já a UTI Neonatal e a Pediátrica não tem vagas.

O governo decretou situação de emergência em saúde pública nos hospitais da região. Com a adoção da medida, o governo estadual informou que está prevista a ampliação e a construção de uma nova emergência no Hospital Infantil Joana de Gusmão, além de mais 20 leitos de UTI para a unidade hospitalar.

Na Maternidade Carmela Dutra também deve ocorrer ampliação dos leitos de UTI, mas não foi informado quantas vagas devem ser abertas no local. Já o Hospital Regional deve ter uma nova emergência, com a ampliação da estrutura atual.

Diante do cenário de alta procura por atendimento médico – causado principalmente por doenças virais, como a dengue e a gripe – pasta pede à população para que busque atendimentos nas unidades de saúde quando a situação for de menor gravidade. Pois, a prática auxilia na diminuição das filas nas emergências dos hospitais.

Leitos de UTI

Em Santa Catarina, segundo dados do Painel de Leitos da SES (Secretaria de Estado de Saúde), há no total 1.181 leitos de UTI ativos, sendo que 97,46% estavam ocupados, de acordo com a última atualização realizada às 11h de terça-feira (23). Ou seja, havia apenas 30 leitos disponíveis no Estado.

Do total de leitos ativos, 824 são UTI Adulto, 238 Neonatal e 119 Pediátrico. Destes, há 17 leitos de UTI vagos para Adultos; 11 Neonatal e dois Pediátricos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE