Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Santa Catarina

SC está com todas as regiões com mais de 90% de leitos de UTI neonatal ocupados nesta quinta-feira

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a alta de atendimento de crianças e bebês está relacionada a casos de doenças respiratórias e à dengue.

NDMais
por  NDMais
16/03/2023 13:20 – atualizado há 3 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Santa Catarina está com todas as regiões com mais de 90% de leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) neonatal ocupados nesta quinta-feira (16). Segundo a SES (Secretaria de Estado da Saúde), a alta de atendimento de crianças e bebês está relacionada a casos de doenças respiratórias e à dengue.

Conforme dados do painel de leitos do Estado atualizado às 11h desta quarta-feira (15), as regiões do Planalto Norte e Nordeste, Foz do Rio Itajaí, Vale do Rio Itajaí e Grande Florianópolis estão com todos os leitos de UTI neonatal ocupados.

As demais regiões estão com 90% ou mais de lotação: Grande Oeste (90%), Meio Oeste e Serra Catarinense (93,55%) e Sul (92,86%). A SES afirmou que está reorganizando a estrutura hospitalar para acompanhar o aumento da demanda em todas as regiões.

As regiões da Grande Florianópolis e do Grande Oeste estão com todos os leitos de UTI pediátrica lotados. Já a ocupação de leitos de UTI adulto está em 100% na Foz do Rio Itajaí

Para garantir os atendimentos a pacientes infantis, a SES diz que renovou, no início deste mês os contratos, com sete unidades hospitalares, que complementam a rede própria da Secretaria. Também está prevista a abertura de mais dez leitos de UTI Neonatal no HRSJ (Hospital Regional de São José), duplicando o número de leitos de UTI Neonatal da unidade.

A orientação da SES é que, nos casos de menor gravidade, as famílias procurem as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) para a diminuir as filas nas emergências dos hospitais.

Ainda segundo dados da pasta, cerca de 50% dos atendimentos são pacientes classificados como de baixa prioridade (verde). A SES destaca que os hospitais utilizam o protocolo da própria secretria para realizar a triagem de classificação de risco, priorizando os atendimentos de maior gravidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE