Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Secretaria de Meio Ambiente inicia segunda etapa do Projeto Arborização + Segura

O objetivo do Projeto é executar o manejo, incluindo a poda ou o corte de árvores na zona urbana de Erechim.

Assessoria
por  Assessoria
04/09/2023 12:48 – atualizado há 50 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Meio Ambiente, celebrou no mês de agosto de 2023 um novo Termo de Cooperação com a Rio Grande Energia (RGE), visando a realização da segunda etapa do Projeto Arborização + Segura.

O objetivo do Projeto é executar o manejo, incluindo a poda ou o corte de árvores na zona urbana de Erechim, com vistas à eliminação de riscos do contato com a rede energizada, respeitando as normas de segurança presentes na NR10.

De acordo com o Projeto, a arborização urbana consiste no meio ambiente natural presente nas áreas urbanizadas, trazendo benefícios relativos ao clima, qualidade do ar, nível de ruídos, balanço hídrico, paisagismo, entre outros. Contudo, por vezes se fazem necessárias adequações no planejamento e implementação da arborização nos meios urbanos e, neste contexto, parcerias entre o poder público e privado se tornam ferramentas importantes, visando o atingimento de objetivos comuns.

Desta forma, a RGE se responsabiliza por realizar o levantamento locacional das árvores de espécies, porte e crescimento inadequados ao convívio harmônico com o sistema elétrico, presentes, única e exclusivamente, sob as redes de energia elétrica, as quais ofereçam riscos de contato com a rede ou potencial de energização do exemplar arbóreo, podendo gerar riscos de choque elétrico e interrupção do fornecimento de energia a população.

Já o município de Erechim, através da Secretaria de Meio Ambiente, se responsabiliza por efetuar a análise técnica dos exemplares arbóreos com necessidade de supressão, conforme levantamentos realizados pela RGE, para posterior emissão dos laudos técnicos e respectivas autorizações para supressão desses exemplares, e realizar o transplante de árvores que, eventualmente, necessitem ser retiradas do local onde se encontram plantadas.

Moradores também foram consultados, e realizadas reuniões abertas para informar sobre o projeto. A compensação gerada será de 300 mudas, escolhidas conforme a Cartilha de Arborização Urbana e Plano Diretor de Arborização Urbana do município, que serão plantadas em diversas áreas públicas. O município de Erechim possui um Plano Diretor de Arborização Urbana desde o ano de 2012, do qual originou a Cartilha Municipal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE