Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação Prefeitura de Erechim
Cidade

Arborização adequada melhora a qualidade de vida das cidades

Desde 2012, Erechim desenvolve ações a partir do Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU), que define o que pode e não pode ser cultivado em áreas públicas, principalmente em calçadas.

Ascom Prefeitura de Erechim
por  Ascom Prefeitura de Erechim
08/07/2022 10:20 – atualizado há 11 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Com a intensa urbanização pela qual a cidade passou ao longo das últimas décadas, a preocupação com a qualidade de vida vem ganhando maior urgência. Nesse intuito, para ampliar o acesso à saúde integral ao cidadão, a arborização adequada pode auxiliar em melhorias como a qualidade do ar nos centros urbanos, redução da poluição sonora e consumo de energia bem como promover conforto térmico, além de beneficiar a cidade com a estética devido a sua beleza.

O secretário de Meio Ambiente, Cristiano Moreira conta que após estudos, pesquisadores afirmam que a arborização dos centros urbanos integrando o ser humano ao meio ambiente pode auxiliar no desempenho e humor. “A aproximação à natureza também pode auxiliar na redução da criminalidade, bem como pode reduzir a internação de pacientes e ao uso de drogas”, disse o titular da pasta.

A arborização urbana nada mais é do que um conjunto de árvores presentes em vias públicas, sejam elas em calçadas, passeios públicos, parques e espaços verdes. Com o reflorestamento bem planejado podem precaver diversos problemas futuros, como por exemplo: calçadas quebradas, galhos de árvores conflitantes com a rede de energia elétrica e iluminação pública, e conflitos com rede de água e esgoto.

Desde 2012, Erechim desenvolve ações a partir do Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU), que define o que pode e não pode ser cultivado em áreas públicas, principalmente em calçadas, e desse plano resultou o Manual de Arborização Urbana de Erechim, que está publicado em sua 4ª edição. A Secretaria do Meio Ambiente é responsável pelo plantio, poda, corte ou transplante nas áreas comuns.

Segundo Moreira, quanto mais poda necessita um vegetal, mais inadequado ele está para aquele espaço onde se encontra. “Toda a comunidade pode acessar as informações no portal da Secretaria, bem como a cartilha que traz os exemplos de árvores a serem plantadas de forma mais adequada em cada espaço, além de solicitar as orientações e vistorias sobre podas através do link: http://portal.sysnova.com.br/erechim”, finaliza o secretário de Meio Ambiente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE