Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Prefeitura de Machadinho/Divulgação
Educação

Secretaria de Educação de Machadinho realiza projeto de educação financeira e fiscal

O projeto, trabalhado de forma lúdica, busca desenvolver a capacidade de planejar boas decisões financeiras desde cedo

Assessoria Prefeitura de Machadinho
por  Assessoria Prefeitura de Machadinho
11/12/2023 09:08 – atualizado há 23 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A educação financeira e fiscal é parte do processo de ensino-aprendizagem no município de Machadinho. Com ênfase na participação ativa de estudantes na fase de alfabetização, pertencentes a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Samuel Comachio, o projeto “Meu primeiro Dinheirinho” foi executado ao longo do ano letivo com diferentes atividades e agora, no final de 2023, ganha o seu segundo momento de prática, com a realização de mais uma feirinha.

O projeto, trabalhado de forma lúdica, busca desenvolver a capacidade de planejar boas decisões financeiras desde cedo, assim como a compreensão de como se dá a geração de renda na sociedade.

Conforme a coordenação do projeto, as regras foram estabelecidas, e as “samoedas” como é chamada a moedas originária das conquistas de cada aluno avaliadas através de comportamento e conclusão de atividades propostas pela escola, trouxe a compreensão do papel do dinheiro no dia-a-dia, desenvolvendo raciocínio lógico matemático, planejando suas atitudes referentes a gastar ou poupar.

Nesta semana a feirinha realizada de forma semestral, trouxe de forma prática, a possibilidade de os alunos estarem administrando o seu próprio dinheiro. Para a professora Ana Silvia Hoszcsaruk, essa prática reforça a ideia do aprendizado e da experiência. 

“Foi gratificante ver os alunos cumprir o sentido da nossa proposta, planejar e trabalhar a educação financeira de uma maneira tão especial, além de agregamos a compreensão da geração de impostos e sua importância” mencionou Ana Silvia.

Para as alunas Cecilia Centelenghe Menon, Antônia Borsati Menon, Loreno Baggio Dutra do Amaral e Alice Menon Salvador, ambas do 2º ano da escola, destacaram diversão em aprender a contar, comprar e ganhar moedas. Já para a aluna do 4ª ano, Emaueli Menon Menetier, o momento foi incrível e essa segunda feirinha foi uma nova experiência.

O projeto “Meu primeiro Dinheirinho” contou com o patrocínio da Engie Brasil Energia, apoio da Agência do Sicredi Machadinho com a doação de cofrinhos e empenho de toda a secretaria Municipal de Educação, direção e equipe escolar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE