Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
NSC Total
Santa Catarina

SC tem comunidades isoladas, aulas canceladas e 2,5 mil pessoas afetadas pela chuva

Ocorrências aconteceram principalmente no Oeste, mas Vale do Itajaí também está em alerta.

NSC Total
por  NSC Total
11/10/2022 09:57 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A chuva que atinge Santa Catarina desde segunda-feira (10) já deixa um rastro de estragos e obrigou ao menos 88 pessoas a saírem de suas casas e prejudicou cerca de 2 mil. A região mais afetada foi o Oeste, onde há comunidades ilhadas, pontes danificadas e estradas bloqueadas.

De acordo com a Defesa Civil do Estado, mais 2.468 pessoas foram afetadas pela chuva, a maoiria em Coronel Martins, onde até as aulas foram canceladas. Após o rio Feliciano transbordar, os acessos para as linhas Botega, São Miguel, Progresso, Caravágio e Brito foram interditados.

Em Vargeão, cerca de 390 pessoas foram afetadas, destas, 130 familias estão isoladas na linha Urumbeva, devido aos alagamentos. O transporte de pessoas do interior foi cancelado.

Em Ouro Verde, os rios são monitorados e foram registrados alagamentos pontais, danos em estradas do interior e deslizamento em vias. Aproximadamente 250 pessoas ficaram ilhadas, duas casas foram aladagas, duas turmas da creche municipal tiveram as aulas canceladas, assim como o transporte no interior foi cancelado. Foram afetadas as ruas Natalino Catapan, Vitorio Barreta e Emílio Ribeiro. No interior da cidade, há registros de estragos em Serra São José, Nossa Senhora de Fátima, Hípica, Bela Vista, Hervalzinho, Anta Gorda e Linha Progresso.

Em São Lourenço do Oeste, 22 pessoas estão desalojadas e outras pessoas estão isoladas a linha Lajeado Grande. Foram registrados pontos de deslizamento nos trechos da SC-480 na linha Ibicaré, Frederido Waster. Pontes e acessos estão alagados e dois bueiros romperam.

Em São Domingos choveu três vezes mais do que o previsto para toda Santa Catarina, 21 pessoas estão desalojadas, quatro pontos foram interditadas na cidade e no interior, e as aulas foram canceladas na rede pública municipal, assim como o transporte para a universidade de noite. Famílias são atendidas após alagamentos, enxurradas e danos em bueiros e estradas no interior.

Em Aberlardo Luz, 18 pessoas estão desalojadas, seis delas devem voltar para casa assim que a água baixar. Foram registrados pontos de alagamentos na linha Capão Grande e Ponte Alta.

Em Bom Jesus, 18 pessoas estão desalojadas. De acordo com a Defesa Civil, seis casas, uma igreja e um centro comunitário tiveram danos materiais. No município também foram registrados alagamentos pontuais no Bairro Jardim Italia, e deslizamentos na rodovia SC-480.

Em Ipuaçu, a SC-480 teve pontos de trânsito interrompido no km 64.8 e km 63.6 no sentido o sentido Ipuaçu-Bom Jesus por deslizamentos de terra. Além disso, o trânsito foi interrompido por danos na pista na Aldeia Pinhalzinho. Os bairros afetados foram Cristo Rei/Cohab, Linha e Aldeia São Cristovão, Linha Toldo Velho, Vila União e Aldeia Pinhalzinho.

Na cidade de Galvão, foi registrado volume de 160,8mm, que é quatro vezes mais o previsto para toda Santa Catarina nesta segunda. Os rios Saudadinha e Saudades são monitorados, com alagamentos pontuais, danos em pinguela e estradas do interior.

Em Passos Maia, duas casas foram alagadas e as aulas na rede municipal no interior foram canceladas após pontos do município ficarem alagados. Em Ponte Serrada foram registrados alagamentos pontuais nos bairro São Sebastião e no trecho da BR-282 próximo ao CTG do município.

Em Jupiá, foram registrados danos em estradas do interior. A prefeitura realiza a limpeza e desobstrução de bueiros. Entre os locais afetados estão Linha Alto Alegre, Linha Pinheiros, Linha Morro Agudo, Linha Ponte do Rio Feliciano.

Em Lajeado Grande foram registrados alagamentos pontuais no entorno do rio Jacutinga.

No município Novo Horizonte, foram registrados alagamentos pontuais no interior do município. Apenas nesta segunda-feira (10) choveu 129,6mm, três vezes mais o esperado para todo o Estado.

No Vale do Itajaí, comportas foram fechadas

No Vale do Itajaí, as barragens de Ituporanga e Taió, no Alto Vale do Itajaí, tiveram todas as comportas fechadas na tarde desta segunda-feira, devido ao alto volume de chuva e à elevação do nível do rio em algumas cidades da região. A informação foi divulgada pela prefeitura de Rio do Sul. Na cidade, o nível do Rio Itajaí-Açu alcançou 5,63 metros às 19h. A cota de enchente no município é de 7 metros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE