Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

SC bate recorde de feminicídios no 1º trimestre de 2023

Número de casos registrados é maior que o documentado no mesmo período dos últimos três anos; ao menos 19 mulheres foram assassinadas no Estado este ano

ND
por  ND
18/04/2023 07:58 – atualizado há 2 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Ao menos 19 mulheres foram vítimas de feminicídio em Santa Catarina entre janeiro e março de 2023, mostra o novo boletim do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial. O número é o maior registrado para o período desde, pelo menos, 2020.

Tipificação considerada assassinato de mulheres em contexto de violência doméstica ou por agressores que tinham aversão ao gênero da vítima. 

Conforme os dados compilados pelo órgão, nos três primeiros meses de 2020 foram pelo menos 12 mulheres mortas no Estado em contexto de violência doméstica ou por agressores que tinham aversão ao gênero da vítima. No ano seguinte caiu para 9 e, em 2022, foram 15 vítimas.

Um dos casos mais recentes é o da auxiliar de produção Jacirlene dos Reis Santos da Cruz, de 26 anos, que foi asfixiada pelo companheiro no último dia 7, feriado de Sexta-Feira Santa, em Palhoça. Ela foi encontrada morta pela irmã.

Dentre as vítimas contabilizadas pelo Colegiada está Hemili Giuratti, morta a facadas pelo ex-companheiro que não aceitava o fim do relacionamento. O criminoso invadiu o local que Hemili trabalhava e a esfaqueou.

Homicídios

Os casos de homicídios, dentre os quais os feminicídios também são contabilizados, aumentaram em relação a 2022, mas ainda são menores que os registrados em 2021 e 2020.

Nos primeiros três meses deste ano, Santa Catarin registrou 165 homicídios. No mesmo período do ano anterior, o número era de 146. Em 2020 e 2021, respectivamente, foram 223 e 173 assassinatos registrados no Estado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE