Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

RS fecha primeiro trimestre com redução de 14,3% nos crimes de feminicídio e latrocínio

Apenas uma das 24 mulheres assassinadas nos três primeiros meses do ano contava com medida protetiva de urgência vigente.

Ascom SSP
por  Ascom SSP
13/04/2023 17:22 – atualizado há 2 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Com reforço no combate à violência doméstica, o Rio Grande do Sul encerrou o primeiro trimestre de 2023 com redução nos casos de feminicídios, um dos crimes mais desafiadores para a segurança pública do Estado. Entre janeiro e março deste ano, foram 24 ocorrências, representando uma queda de 14,3% em relação aos 28 do primeiro trimestre de 2022. Apesar da redução, mantém-se o alerta sobre a importância de levar as denúncias às autoridades – apenas uma das 24 mulheres assassinadas nos três primeiros meses do ano contava com medida protetiva de urgência vigente.

Foto: Pedro Filipe Morch/BM

O latrocínio, outro dos crimes de maior gravidade, também fechou em queda de 14,3% neste primeiro trimestre de 2023, com 12 casos frente aos 14 do mesmo período no ano anterior. Além destes indicadores, os primeiros três meses do ano também foram marcados pela redução nos crimes de roubos e furtos em geral (-7,2%), roubos de veículos (-8,5%), abigeato (-19,8%) e ocorrências envolvendo o transporte público (-33,7%). Nos homicídios, houve queda em março, mas o trimestre mantém ainda ligeira alta (4,6%).

Os dados fazem parte dos indicadores criminais, divulgados na manhã desta quinta-feira (13/4) pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE