Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

RS é o estado com maior número de receptores de medula

Veja quais os critérios para ser doador e como atualizar os dados se já está cadastrado no Redome.

Redação
por  Redação
20/04/2023 21:48 – atualizado há 2 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Dados divulgados pelo Redome indicam que atualmente no Brasil 650 pacientes estão na fila de espera para receber doação de medula óssea de não aparentado, ou seja, que não tem ligação sanguínea. E mesmo tendo mais de 5,6 milhões de pessoas inscritas a falta de compatibilidade torna este processo demorado.

Conforme o Ministério da Saúde, com base nas leis de genética, as chances de um indivíduo encontrar um doador totalmente compatível entre irmãos (mesmo pai e mesma mãe) é de 25%. Atualmente, são também realizados transplantes haploidênticos de células progenitoras, nos quais a compatibilidade entre doador e receptor é de aproximadamente 50%. Essa modalidade de transplante facilita o acesso a esse procedimento para a grande maioria dos pacientes sem doadores totalmente compatíveis. Já a chance para casos de um doador não aparentado, a chance cai de 1 em 100 mil.

Dentre os estados do Sul, o Paraná é que que mais tem número de pessoas cadastradas como doadoras, seguido do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Já com relação ao número de receptores, o Rio Grande do Sul é o que mais tem pacientes aguardando. 

E apesar dos 5,6 milhões de doadores cadastrados, é muito comum as pessoas mudarem de endereço, trocar número de telefone e impossibilitar o contato em caso de compatibilidade, por isso, existe o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Ele é uma base de dados criada com o objetivo de aumentar as chances de encontrar doadores compatíveis para pacientes que passaram por transplante de medula óssea.

E por esta razão, é de extrema importância que as pessoas mantenham seus cadastros atualizados no Redome.

O Redome é responsável por armazenar as informações genéticas dos doadores de medula óssea e cruzá-las com as informações dos pacientes que precisam fazer transplante. É a partir desse cruzamento que são encontrados doadores compatíveis para os pacientes.

E esta atualização é rápida pra fazer e pode salvar a vida de uma pessoa que está a espera de medula.

Isso pode ser feito facilmente pela internet, através do site do próprio Redome, ou comparecendo a um hemocentro ou banco de sangue para atualizar os dados pessoalmente.

Veja como ser um doador

  • Ter entre 18 e 35 anos de idade.
  • Um documento de identificação oficial com foto.
  • Estar em bom estado geral de saúde.
  • Não ter nenhuma doença impeditiva para cadastro e doação de medula óssea.                                                                                            
  • Para atualizar o cadastro de doador clique aqui.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE