Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Fabrício Santos/Selt
Rio Grande do Sul

Rodovias afetadas por ciclone no RS estão em ritmo acelerado de reconstrução

A previsão é de que as obras em trechos destruídos da ERS-030 estarão concluídas até o fim da semana

Marcello Campos/Jornal O Sul
por  Marcello Campos/Jornal O Sul
22/06/2023 12:03 – atualizado há 43 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Ao menos 15 caminhões atuam na construção de uma passagem emergencial no acesso à cidade de Caraá (Litoral Norte) pela ERS-030, em uma das áreas mais prejudicadas pelo ciclone extratropical que recentemente atingiu o Rio Grande do Sul. A previsão é que as obras estejam concluídas até o fim da semana.

Na quarta-feira (21), o local passou por vistoria do titular da Secretaria de Logística e Transportes (Selt), Juvir Costella, acompanhado pelo diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Luciano Faustino. De acordo com Costella, as intervenções têm por objetivo normalizar o quanto antes o tráfego de veículos na região:

“O governo do Estado está trabalhando de maneira intensa e integrada, para que a situação seja superada o mais rápido possível, garantindo assim a chegada de equipamentos e outros itens necessários para as comunidades. Neste momento, os cuidados relativos às pessoas são a nossa prioridade”.

No trecho da ERS-494 em Três Cachoeiras, localidade de Morro Azul (a 80 quilômetros de Caraá), os serviços também prosseguem da forma mais rápida possível. A estimativa é de que o trabalhos esteja concluído na semana que vem.

Conforme Luciano Faustino, não haverá interferência na reconstrução da ponte de Caraá, caso o volume das chuvas previstas não seja expressivo. Ele também observou que a população local está ansiosa pela conclusão dos trabalhos, por tratar-se do único acesso asfáltico ao município.

As rotas alternativas para chegar a Caraá são duas vias municipais de estrada de chão: uma pelo Morro da Borússia, em Osório, e outra por Santo Antônio da Patrulha.

“É o único acesso que permite à cidade receber, por exemplo, materiais de limpeza, de construção, de saúde, tudo que a cidade precisa. Na atual situação, esses materiais estão sendo transportados por estradas de chão”, sublinha o diretor do Daer.

Outros segmentos

Além das duas cidades, outras áreas estão sendo monitoradas pelas autoridades. O segmento da ERS-452 que passa por Vale Real tem bloqueios temporários no quilômetro 16. As interrupções são realizadas de dez em dez minutos.

Em Santo Antônio da Patrulha (também no Litoral Norte), a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) também trabalha “de olho no relógio” para recuperar a ponte que dá acesso à cidade pela estrada estadual ERS-474.

Um desvio provisório para o tráfego de veículos está sendo providenciado. A estrutura que ali havia foi destruída e passa agora por processo de demolição. 

“O desvio deve ficar pronto em sete dias e a reconstrução da ponte deve ser finalizada em julho, dependendo das condições climáticas”, prevê o governo gaúcho.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE