Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Resolução do CNJ libera criação da Polícia Judicial

O Rio Grande do Sul também terá. No RJ já foi criada a Polícia Judicial. Ela é formada por 230 agentes para trabalhar na sede do TRF-2.

Gazeta do Povo
por  Gazeta do Povo
10/04/2021 20:17 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Uma resolução publicada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) permite que tribunais possam criar a Polícia Judicial. Com isso, esses policiais poderão atuar em casos de crimes ocorridos no interior de tribunais, instaurar "procedimentos preliminares apuratórios" e até mesmo realizar diligências.

Segundo um levantamento do jornal O Estado de São Paulo, o Tribunal Regional Federal da 2.ª Região (TRF-2), com sede no Rio, é o primeiro do Brasil a instalar sua polícia com base na resolução. Segundo o tribunal, há cerca de 230 agentes distribuídos pela sede do TRF-2 e pelas Seções Judiciárias do Rio e Espírito Santo.

Outros dois TRFs - o 4 (Sul) e o 5 (Nordeste) - estudam adotar o modelo, assim como seis Tribunais de Justiça: Sergipe, Rio Grande do Sul, Roraima, Maranhão, Acre e Distrito Federal.

A resolução, elaborada pelo ministro Dias Toffoli, regulamenta "o exercício do poder de polícia administrativa no âmbito dos tribunais, dispondo sobre as atribuições funcionais dos agentes e inspetores da polícia judicial". Antes de sua criação, em 2020, o poder de polícia administrativa era exercido por agentes de segurança judiciária. Esses técnicos eram servidores concursados e passaram a compor a Polícia Judicial. Por isso, conforme o TRF-2, os gastos não aumentaram.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE