Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Regulamentação do acompanhamento de famílias para fomento rural entra em vigor em 1º de março

Novos critérios e parâmetros para o programa, visando inclusão social e produtiva, foram estabelecidos em portaria publicada no Diário Oficial da União.

Redação
por  Redação
21/02/2024 08:15 – atualizado há 2 dias
Continua depois da publicidadePublicidade

A regulamentação do Serviço de Acompanhamento Familiar para Inclusão Social e Produtiva, responsável por orientar e capacitar famílias beneficiárias do Programa de Fomento Rural, foi oficializada por meio de portaria publicada nesta terça-feira (20), no Diário Oficial da União. Os novos critérios e parâmetros, que passam a valer a partir de 1º de março, objetivam uma execução mais eficiente e inclusiva do programa.

Conforme estabelecido, os serviços serão conduzidos por equipes multidisciplinares com expertise em diagnóstico comunitário e familiar, elaboração de projetos produtivos, acompanhamento técnico e social, além de habilidades em planejamento, mobilização e articulação com outras políticas públicas. A Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional fornecerá diretrizes para a identificação das famílias elegíveis, priorizando aquelas em maior vulnerabilidade social e insegurança alimentar e nutricional.

O texto da regulamentação define objetivos claros para as equipes, destacando a promoção da inclusão social, a ampliação da segurança alimentar e a diversificação de oportunidades para as famílias, por meio de atividades agropecuárias, extrativistas, de beneficiamento e transformação, entre outras. Além disso, são estabelecidos princípios para a elaboração de projetos sustentáveis, considerando aspectos sociais, ambientais e produtivos.

O Programa de Fomento Rural, além de oferecer acompanhamento às famílias em situação de pobreza no meio rural, que possuam uma renda mensal de até R$ 218,00 por pessoa, também prevê a transferência direta de benefícios no valor de R$ 4,6 mil, em duas parcelas, com intervalo mínimo de três meses. O objetivo é fortalecer a capacidade produtiva das famílias e contribuir para a superação da vulnerabilidade social e alimentar em até dois anos.

A regulamentação prevê ainda parcerias com diversos órgãos e entidades, como entes federados, serviços sociais autônomos, universidades e institutos federais, visando viabilizar o acompanhamento das famílias de forma eficaz. As normas estabelecidas também se aplicam a outros programas que visem a inclusão social e produtiva, assim como a segurança alimentar e nutricional, evidenciando o compromisso com a promoção do desenvolvimento sustentável e equitativo no meio rural.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE