Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação PM de Erechim
Cidade

Reciclagem: separação do lixo é simples e muito importante

No Dia Mundial da Reciclagem, recicladores falam sobre a importância da separação.

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
17/05/2023 10:48 – atualizado há 1 mês
Continua depois da publicidadePublicidade

A separação do lixo é simples e muito importante para as famílias que dependem e para o futuro do planeta. O material destinado ao lixo seco que é separado nas casas dos erechinenses – entre lixo seco e orgânico, chega até sete Associações de Recicladores do município. Nestes locais, são cerca de 80 famílias que dependem da renda do material que é separado e vendido.

Reciclando pela Vida

O nome de uma das associações, faz jus ao trabalho realizado pelos recicladores – afinal, a reciclagem diminui os custos com limpeza urbana, além de evitar a poluição, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa que provocam mudanças climáticas globais, mantendo o meio ambiente sustentável para as futuras gerações.

Há mais de 20 anos trabalhando com reciclagem, a Josiane Maria de Oliveira e o Cristiano da Silva Telles, que trabalha há mais de seis anos, dão dicas dos tipos de materiais que são recicláveis. 

“O material pode ser pet, latinha, revista, alumínio, ferro, caixa de leite, sacolinha, P.A.D., papelão, um material limpo”, comentam. Nesse sentido, os recicladores destacam que para embalagens de alimentos, é importante que sejam lavadas para evitar a contaminação do material.

Colaboração da população

O secretário de Meio Ambiente, Cristiano Moreira, reforça o apelo pra população ajudar na separação. “É algo tão fácil, que precisamos reforçar o quanto é importante fazer a destinação adequada, sem misturar os materiais, evitando assim, prejuízos para 80 famílias que vivem da reciclagem em Erechim”, comenta o secretário. Confira abaixo alguns materiais em suas respectivas categorias:

Lixo seco: papel, vidro, plástico, lata, alumínio, arame, pvc, garrafa pet, embalagens de produtos de limpeza e isopor, entre outros.

Lixo orgânico: restos de comida, papel higiênico, fralda, papéis no geral que estejam sujos, esponja, porcelana, cerâmica, papel carbono, fotografia, fita adesiva, entre outros.

Para outras informações entre em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo telefone (54) 3520-7007.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE