Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Propriedades são identificadas por georreferenciamento em Ipiranga do Sul

Parceria realizada entre a prefeitura e a Brigada Militar (BM) vai proporcionar mais segurança para as famílias.

Prefeitura de Ipiranga do Sul
por  Prefeitura de Ipiranga do Sul
06/02/2023 09:58 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A Prefeitura de Ipiranga do Sul vai distribuir cerca de 270 placas para propriedades georreferenciadas do interior do município. A parceria realizada entre a prefeitura e a Brigada Militar (BM) vai proporcionar mais segurança para as famílias.

Na semana passada, na comunidade de Alto Alegre, autoridades municipais e da BM acompanharam a finalização do trabalho de produção das placas que está sendo executado pela família Meirelles, microempresa que atua no interior do município.

Prefeitura de Ipiranga do Sul

A importância dos investimentos realizados em segurança pública foi ressaltada pelo prefeito Marco Antonio Sana. 

“Estamos ampliando o sistema de georreferenciamento conectado à Brigada Militar, o que facilita o atendimento em caso de ocorrências”, disse ao lembrar que o município foi pioneiro neste projeto. 

O vice-prefeito Fabiano Luiz Klein acredita que a parceria com a BM reforça o sentimento de segurança dos moradores, a exemplo das câmeras de videomonitoramento que também foram instaladas na área urbana já há algum tempo.

Entenda como funciona o sistema

Cada propriedade recebe da prefeitura uma placa para ser instalada em frente a sua propriedade. Elas apresentam identificação de acordo com coordenadas georreferenciadas, mapeadas e interligadas ao sistema de monitoramento da Brigada Militar. Em caso de um chamado, os policiais identificam a propriedade no sistema e, com isso, conseguem atender as ocorrências com maior agilidade, inibindo assim a criminalidade.

O comandante da BM, Odair Perissinotto, explica que ao informar o código da placa para a BM em caso de alguma ocorrência, o tempo de resposta é muito melhor. 

“São coordenadas que nos levaram através de GPS direto àquela propriedade. Às vezes são policias novos que não conhecem determinada região e este sistema ajuda na operacionalidade dos serviços”, comentou durante entrevista.

Em Ipiranga do Sul o projeto nasceu em 2019 quando o programa foi lançado e aos poucos outros municípios da microrregião foram aderindo. A Secretaria de Meio Ambiente do município mapeou e identificou todas as propriedades. 

De acordo com o secretário da pasta, Gilberto Toazza, nas próximas semanas as placas serão entregues aos proprietários para instalação.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE