Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Projeto de lei dá permissão para adolescentes dirigirem

A proposta está em um projeto de lei elaborado pelo senador catarinense Jorginho Melo e aguarda votação no Senado.

NDMais
por  NDMais
04/11/2021 19:18 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O senador federal por Santa Catarina Jorginho Melo (PL) propôs um projeto de lei que pode permitir a condução de automóveis por adolescentes a partir dos 16 anos. Agora, a sugestão aguarda votação em Plenário do Senado.

Caso seja aprovado em todas as instâncias, do legislativo ao executivo, o projeto de lei 3.775/2021 altera o Código de Trânsito Brasileiro para permitir a condução por menores a partir dos 16 anos.

Além disso, o PL determina que os possíveis atos infracionais cometidos por adolescentes enquanto dirigem sejam aplicados no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Senador considera restrição “injusta”

O senador considera que a proibição de direção para pessoas entre 16 e 18 anos “parece injusta” e que a sociedade moderna já impõe muitas dificuldades durante a transição para a vida adulta.

“São cidadãos que, se já não são produtivos, estão buscando qualificação para tal. E, infelizmente, na maioria dos casos, o transporte coletivo e as opções não motorizadas não têm a rapidez e a confiabilidade necessárias para um cotidiano atribulado”, argumenta no projeto.

Direção permitida em países no exterior

Outro argumento deixado por Jorginho Melo é que a direção de automóveis pela faixa etária é permitida em países no exterior, como os Estados Unidos.

Segundo o senador, o país norte americano “têm números de mortes no trânsito próximos aos do Brasil, foi constatado que as mortes de adolescentes ao volante são pouco mais de 2 mil por ano, ou cerca de 6% do total de fatalidades”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE