Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
EBC
Esporte

Projeto de combate ao racismo é lançado pela Federação Gaúcha de Futebol

O programa "Protocolo Zero: Fim de Jogo para o Racismo” tem o objetivo de erradicar qualquer forma de discriminação dentro e fora dos estádios do Estado

Marcello Campos/Jornal O Sul
por  Marcello Campos/Jornal O Sul
04/10/2023 08:42 – atualizado há 1 minuto
Continua depois da publicidadePublicidade

A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) lançou o projeto "Protocolo Zero: Fim de Jogo para o Racismo”, com o intuito de erradicar qualquer forma de discriminação dentro e fora dos estádios no estado do Rio Grande do Sul. Entre as medidas propostas, está a formação de uma comissão multidisciplinar dedicada a abordar esse tema.

Outras iniciativas contempladas no plano incluem a realização de um curso temático destinado aos membros de clubes, árbitros e Tribunais de Justiça Desportiva. A lista de ações também engloba a disponibilização de uma cartilha online e programas de treinamento para agentes regionais, visando capacitar os delegados dos jogos a agirem como propagadores desse conhecimento.

A liderança da FGF destaca que o projeto tem a ambição de enfrentar o racismo em todas as suas manifestações, sejam elas individuais, institucionais ou estruturais, com o objetivo de combatê-lo de forma abrangente e promover uma mudança cultural duradoura.

O presidente da FGF, Luciano Hocsman, sublinha a importância do tema e do próprio programa, afirmando:

"Estabelecemos uma meta audaciosa de eliminar os casos de racismo nos estádios do Rio Grande do Sul. Reconhecemos que é um desafio considerável, mas estamos empenhados em transformar uma cultura que, lamentavelmente, ainda persiste em nossa sociedade. Vamos trabalhar incansavelmente."

Esse esforço conta com o apoio da Associação Odabá de Afroempreendedorismo. A presidente da entidade, Kênia Aquino, enfatiza a relevância de propostas desse tipo e elogia a colaboração com a FGF, dizendo:

"Esperamos que mais instituições tratem o racismo e a discriminação com a mesma seriedade, pois são males que precisam ser diagnosticados e tratados. O conhecimento é a cura que estamos propondo."

Uma cartilha virtual já está disponível para download ou acesso online no site da federação gaúcha de futebol, oferecendo informações abrangentes e de fácil compreensão sobre o tema. A linguagem clara e didática do material tem o potencial de eficazmente disseminar o conhecimento. Um trecho particularmente significativo da cartilha destaca a missão do programa "Protocolo Zero: Fim de Jogo para o Racismo”, apresentando uma definição concisa que pode ser aplicada a outras formas de discriminação, como a discriminação de gênero. Ele declara:

"Os casos de racismo podem se manifestar de diversas maneiras, incluindo brincadeiras, preconceitos pré-existentes criados por algumas pessoas brancas em relação aos negros e, principalmente, em ofensas, xingamentos e agressões. Devido a esses preconceitos, pessoas negras frequentemente são excluídas de certos ambientes e até mesmo preteridas em processos de seleção de emprego, independentemente de suas qualificações."
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE