Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Projeto da vereadora Ana Oliveira torna o Jupem patrimônio artístico, cultural e imaterial de Erechim

Prestes a completar 55 anos de muita história e conquistas, fundado em 1968, o Jupem nasceu com o intuito de cultivar a cultura polonesa entre os jovens.

Giulianno Olivar/Assessoria Câmara de Vereadores Erechim
por  Giulianno Olivar/Assessoria Câmara de Vereadores Erechim
28/03/2023 15:37 – atualizado há 3 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Na sessão ordinária da última segunda-feira (27), os parlamentares aprovaram por unanimidade o projeto de lei que exalta e valoriza um dos mais importantes grupos culturais da Capital da Amizade. De autoria da vereadora Ana Oliveira (MDB), a legislação torna o Grupo Folclórico Polonês de Erechim (Jupem) patrimônio artístico, cultural e imaterial do município. Na oportunidade, integrantes da entidade acompanharam à votação no plenário da Câmara.

Prestes a completar 55 anos de muita história e conquistas, fundado em 1968, o Jupem nasceu com o intuito de cultivar a cultura polonesa entre os jovens. Mais do que isso, o grupo sempre teve como característica celebrar os principais traços da referida etnia, através do canto, da música e da dança, sem esquecer a fé e a religiosidade. Ao longo dos anos, seus integrantes construíram uma trajetória sólida, superando desafios e se destacando em festivais e concursos não só em nível municipal, mas estadual, nacional e mundial.

“O profissionalismo do Jupem é perceptível quando sobe aos palcos, seja através dos trajes coloridos, muitos destes vindos da Polônia, ou pelas danças e coreografias contagiantes”, afirma Ana, ressaltando que, além do segmento cultural, o grupo tem papel fundamental em âmbito social, resgatando através da arte valores, acesso e oportunidades para crianças, jovens adultos e idosos. “Muitos jupenianos, espalhados pelo mundo, são gratos pela formação, aprendizados que receberam através do grupo folclórico e que foram parte da escola de vida, onde se aprende a convivência, disciplina, humanismo, compaixão, fé, caridade, respeito, civismo e amor”, completa a vereadora.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE