Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Agro

Projeto cria a Política Nacional de Empreendedorismo do Jovem do Campo

O objetivo é apoiar inciativas para viabilizar as condições econômicas e assim incentivar os filhos de agricultores a permanecerem na zona rural

R7/Correio do Povo
por  R7/Correio do Povo
13/08/2023 21:02 – atualizado há 11 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

De autoria do ex-senador José Agripino, o projeto aprovado cria a Política Nacional de Estímulo ao Empreendedorismo do Jovem do Campo. O objetivo é apoiar inciativas para viabilizar as condições econômicas e assim incentivar os filhos de agricultores a permanecerem na zona rural. 

Segundo a proposta, as diversas ações previstas serão destinadas a pessoas de 15 a 29 anos e seguirão quatro eixos: educação empreendedora, capacitação técnica, acesso ao crédito e difusão de tecnologias no meio rural. A formação do jovens deverá possibilitar o aumento da produtividade com sustentabilidade ambiental e promover a competitividade econômica. O relator na Comissão de Educação e Cultura, senador Zequinha Marinho, do Podemos paraense, mencionou que ainda há grande preconceito quanto ao jovem que decide ficar no campo, muito em razão da falta de incentivos ao empreendedorismo e ao desenvolvimento dessas regiões.

A relatora na Câmara dos Deputados, a hoje senadora Professora Dorinha Seabra, do União do Tocantins, alertou sobre a necessidade de acompanhamento da execução da política.

Entre as medidas, estão previstos cursos técnicos e profissionais complementares às atividades rurais como operação e manutenção de máquinas e equipamentos agropecuários, uso da informática e noções sobre funcionamento do mercado. A proposta sugere a criação do Comitê de Formação Empreendedora do Jovem do Campo, com a participação de órgãos públicos e de entidades como o Sebrae, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, e o Senar, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. A política nacional ainda prevê concessão de linhas linhas de crédito aos jovens do campo para investirem em novos empreendimentos, bem como fazer a manutenção ou expandir os já existentes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE