Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

ACCIE Jovem promove Painel Mulheres Empreendedoras

Lições poderosas de empresárias de sucesso servem de inspiração e motivação

Maria Lúcia Carraro Smaniotto
por  Maria Lúcia Carraro Smaniotto
02/08/2023 14:18 – atualizado há 9 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Lições poderosas de superação, coragem, tenacidade, paixão, inovação e sucesso. Assim foi o Painel Mulheres Empreendedoras promovido pela ACCIE Jovem na noite desta terça-feira, 1º de agosto, no Prime Lounge. Três histórias inspiradoras das empresárias Luciana Tonin (Via Gelato), Ana Paula Picolo (Barão Erva-Mate e Chás) e Rejane Cibulski (Maév Esmalteria) cativaram o público presente, predominantemente feminino. Mediando o painel a competente jornalista Talita Lorenzetti, especialista em Marketing e Branding e criadora do Clube VMM – Vivendo Minha Marca.

Abriu o evento, o vice-presidente da ACCIE Jovem, Vanderlei Caminatti, que agradeceu a presença de todos, desejando que a noite fosse de muito conhecimento. Falou sobre o objetivo da ACCIE Jovem de compartilhar conhecimento, experiências e cases de sucesso para que sirvam de insights para os negócios e carreiras dos participantes.

PROFUNDO CONHECIMENTO EM ERVA-MATE

Ana Paula Picolo, da Barão Erva-Mate e Chás, iniciou sua manifestação relatando um pouco sobre a história da indústria, uma empresa familiar que iniciou em 1951, com o plantio da erva-mate, passou pela erva-mate artesanal até chegar à indústria, por meio da mecanização. 

Ana Paula iniciou sua trajetória na empresa muito nova, com 17 anos, destacando que foi isso que lhe moldou, tornando-a a pessoa que é hoje. Engenheira de Alimentos e com pós-graduação em Gestão Industrial, afirma que tudo o que estudou e tudo que faz é pela erva-mate. Remodelou todo o controle de qualidade da empresa e inovou no marketing digital, por meio de uma loja online. Em uma viagem à Itália, trouxe e ideia de produzir chá em cápsulas, sendo a primeira empresa a lançar este produto no mercado. De acordo com Ana Paula, o consumo do chimarrão é cultural, e o grande desafio é manter a cultura por mais 70 anos, fazendo com que se consuma erva-mate de várias formas.

VALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO

Rejane Cibulski, proprietária da Maév Esmalteria, iniciou sua vida profissional como manicure e, hoje, após 15 anos, se inspirando em outras empresas e trazendo o ramo do empreendedorismo para a família, está entrando na área de franchising, já com uma franquia aberta, cuja franqueada iniciou na empresa. Conta com duas unidades da Maév Esmalteria, uma no centro e outra no Bairro Três Vendas, realizando de 800 a 900 procedimentos por mês. 

Iniciar a empresa teve um objetivo, valorizar a profissional de manicure. Com menos de um ano e já com uma franquia aberta, Rejane reconhece que muitos processos ainda estão sendo validados, mas os planos de expandir são grandes. “Inicialmente na região, para valorizá-la”, afirmou. Outro desafio, é que está agregando outros procedimentos ao negócio, na área de estética facial.

PAIXÃO PELA ALQUIMIA

Luciana Tonin, proprietária da Via Gelato, uniu a arquitetura com a gastronomia, após uma viagem a Milão, na Itália, tendo como inspiração o gelato italiano, que não é a mesma coisa que sorvete, segundo ela. Participou de capacitações e proporcionou treinamentos a seus colaboradores, como Coffee Lab e Escola de Sorvete e realizou um estudo de mercado com o Sebrae. Trouxe a Erechim um mestre sorveteiro para agregar conhecimento. Seu propósito com a Via Gelato é proporcionar à cidade e região experiências gastronômicas novas que até então não existiam. “Mudar o conceito, Erechim tem espaço para coisas boas, por isso é necessário valorizar o que temos”, afirmou. Apaixonada pela alquimia dos alimentos, Luciana está permanentemente buscando novidades em São Paulo e outros centros maiores.

NÃO É FÁCIL EMPREENDER

Todas as painelistas afirmaram que não é fácil empreender, é necessário trabalho duro, perseverança, coragem e espírito empreendedor. Segundo elas, a parte mais difícil de empreender é lidar com as pessoas e criar a cultura da própria empresa, criar processos claros e estar permanentemente em atualização, seja nas práticas de negócios ou apenas no conhecimento, buscando inovações e gerando experiências boas para os clientes. O Painel Mulheres Empreendedoras se constituiu de palavras que servem de inspiração, motivação e combustível para ajudar em momentos difíceis e de superação. O evento contou com o apoio do Sicredi e Prime Lounge.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE