Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Previsão: Chuva intensa se aproxima da Metade Norte do RS

Os maiores volumes de chuva, assim como no último episódio de instabilidade do fim de semana passado, devem se dar entre a Metade Norte gaúcha e o estado catarinense.

Metsul
por  Metsul
10/10/2023 19:30 – atualizado há 1 minuto
Continua depois da publicidadePublicidade

Nuvens carregadas se formam e ingressam a partir do Oeste gaúcho ainda no começo desta quarta-feira e no decorrer do dia a nebulosidade toma conta de grande parte do Rio Grande do Sul com chuva em todas as regiões.  A previsão é da Metsul.

A instabilidade tende a ser mais intensa do Centro para o Norte do estado nesta quarta-feira, especialmente da tarde para a noite, embora já de manhã possa chover forte em pontos do Oeste até o Centro gaúcho.

A chuva por vezes pode ser moderada a forte com pancadas isoladamente torrenciais de duração curta. Devem ser esperadas trovoadas na Metade Norte com maior incidência de raios no Noroeste gaúcho. 

Não é uma situação de alto risco de tempo severo, mas a frente fria pode trazer alguns temporais isolados. O maior risco é granizo, apesar da possibilidade de vendavais isolados. A região com maior potencial de temporais nesta quarta-feira será o Noroeste gaúcho.

Os maiores volumes de chuva, assim como no último episódio de instabilidade do fim de semana passado, devem se dar entre a Metade Norte gaúcha e o estado catarinense.

Os volumes de chuva, assim, devem ser baixos na Metade Sul do Rio Grande do Sul, uma vez que a máxima atividade frontal deve se concentrar na Metade Norte, onde os acumulados na soma de quarta e quinta devem ficar acima de 50 mm em muitas cidades com marcas até de 100 mm ou mais em alguns pontos, o que se espera também em diversas áreas de Santa Catarina.

A chuva poderá fazer com que rios que vinham baixando voltem a subir, mas não se antecipa que atinjam as cotas alcançadas no começo da semana na maioria das cidades que enfrentaram enchente ou que ainda passam por cheias de rios. As precipitações por vezes moderadas a fortes ainda podem causar alagamentos em algumas cidades, tanto em zonas urbanas como rurais. Com o solo muito saturado de umidade pelas recentes precipitações, este novo episódio de chuva poderá levar a deslizamentos de terra e quedas de barreiras.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE