Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Prejuízos na agricultura devido ao excesso de chuvas passam de R$ 21 milhões em Erechim

Perdas envolvem as culturas de inverno e verão, trigo, milho, milho silagem, cevada, produção olerícola (hortaliças), fruticultura, produção de leite e carne, segundo laudo técnico da Emater / RS– ASCAR. Se a situação persistir danos vão aumentar

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
09/10/2023 16:06 – atualizado há 38 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Os prejuízos causados em Erechim pelo excesso de chuvas chegam a R$ 21.526.000,00 atingindo as culturas de inverno e verão, trigo, milho, milho silagem, cevada, produção olerícola (hortaliças), fruticultura e leite, segundo o laudo técnico da Emater / RS– ASCAR, referente até o dia 8 de outubro, informa a Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Agricultura Abastecimento e Segurança Alimentar.

Conforme o secretário de Agricultura Abastecimento e Segurança Alimentar, Willian Racoski, entre os dias 3 e 8 de outubro houve uma precipitação de 379 milímetros no município, com chuvas de granizo em algumas localidades. 

“E se somarmos os meses de agosto, setembro e outubro, ate a presente data, chegamos a 850 milímetros de chuvas em três meses o que é extremamente elevado para a média histórica do município de 100 milímetros por mês”, explica o secretário.

Conforme levantamento técnico realizado em Erechim há perdas na produtividade e na produção das principais lavouras de inverno e verão, olerícolas, fruticultura e produção de leite. 

“Vamos ter quebra em todas as culturas, o mais prejudicado até o momento é o trigo com perdas de 80%, cevada 80%, milho 50%, milho silagem 50%, hortaliças 35%, fruticultura 30% e produção de leite 20% de perdas. Isso vai resultar numa queda expressiva no rendimento dos produtores e na arrecadação do município”, ressalta o secretário Willian Racoski.

Com relação as perdas na pecuária, além da bovinocultura de leite, a atividade de bovinos de corte também está sofrendo perdas devido à situação das pastagens. “Com excesso de chuvas e granizo elas ficam prejudicadas e, como consequência, retardam o desenvolvimento dos animais, além de se ter que buscar alternativas com custo maior para a alimentação dos animais”, afirma.

No caso do leite, é estimada uma redução de 20% na produção durante este período de dois meses. “Por enquanto, e se a situação persistir teremos perdas ainda maiores. Já está sendo utilizado, precocemente, alimentos conservados, aumentando os custos e reduzindo a lucratividade do produtor”, destaca.

Segundo os dados da Emater / RS – ASCAR, o excesso de chuva, com acumulado dos últimos dois meses superior a 850 milímetros, causou a destruição de estradas, pontes, pontilhões e bueiros. “Além de muita erosão, voçorocas e lixiviação dos fertilizantes aplicados nas lavouras que, consequentemente, refletirá na queda da produtividade das culturas de inverno e verão”, ressalta.

Mais informações

Secretaria de Agricultura Abastecimento e Segurança Alimentar está localizada na rua Gonçalves Dias 22, telefone 3520-7011

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE