Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, reafirma compromisso com debate sobre saídas temporárias

Pacheco destaca necessidade de revisão dos institutos penais e elaboração de leis firmes para garantir ressocialização; projeto sobre saídas temporárias será analisado pela Comissão de Segurança Pública em fevereiro

Redação AU
por  Redação AU
15/01/2024 17:16 – atualizado há 36 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, reiterou o compromisso da Casa em discutir a revisão de institutos penais, incluindo a saída temporária de presos, conforme previsto no Projeto de Lei (PL) 2.253/2022. Em sua declaração, Pacheco lamentou a morte do policial militar Roger Dias da Cunha, ocorrida após um confronto em Belo Horizonte no último domingo. O autor dos disparos estava em uma saída temporária de Natal.

"Têm sido recorrentes esses acontecimentos de saídas temporárias que, em vez de servirem a uma proposta de ressocialização, têm sido um instrumento de permitir a liberdade daqueles que não têm condição de estar em liberdade", afirmou Pacheco, destacando a necessidade de reflexão profunda sobre a segurança pública e o sistema penal brasileiro

O presidente do Senado ressaltou que a Segurança Pública é responsabilidade do Poder Executivo, enquanto as decisões sobre livramentos condicionais e saídas temporárias ficam a cargo do Poder Judiciário. No entanto, assegurou que o Legislativo desempenhará seu papel na elaboração de leis robustas sobre o tema.

No Senado, a discussão sobre saídas de presos está em andamento na Comissão de Segurança Pública (CSP). O PL 2.253/2022, que começou a ser analisado pelos senadores em 2022, após 11 anos tramitando na Câmara, prevê mudanças nas saídas temporárias. A expectativa é que a comissão avalie o texto a partir de fevereiro, após o recesso parlamentar.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), relator do projeto, ressaltou que, na última saída de Natal, 250 presos no Rio de Janeiro não retornaram às prisões, considerando tais episódios desrespeito às vítimas. Bolsonaro destacou a importância de aprovar o projeto para proteger a sociedade.

Entretanto, o fim do benefício não é consenso entre os senadores, com órgãos como o Consej e o Conselho de Polícia Criminal e Penitenciária do Ministério da Justiça e Segurança Pública defendendo uma discussão mais ampla do projeto, com a participação de mais órgãos públicos. O debate sobre as saídas temporárias continua atraindo diferentes perspectivas e posições entre os parlamentares.

Raque de Sá/Agência Senado

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE