Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Polícia Militar Ambiental apreende mais de uma tonelada de pescado irregular

Os produtos apreendidos foram doados.

Divulgação/PMSC
por  Divulgação/PMSC
24/01/2024 16:21 – atualizado há 54 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio da Polícia Militar Ambiental, apreendeu mais de uma tonelada de pescado irregular durante fiscalizações nas cidades de Penha e Palhoça. Os produtos apreendidos nesta terça-feira, 23, foram doados.

Os policiais militares ambientais da unidade de Balneário Camboriú foram até a cidade de Penha, para averiguar a denúncia de uma “salga” operando irregularmente, sem nenhuma autorização ou licença dos órgãos ambientais competentes.

Ao chegar no local, a guarnição notou a intensa movimentação de pessoas no interior do imóvel, onde os policiais constataram cerca de 10 pessoas em plena atividade, manipulando o pescado.

Algumas mesas eram feitas de tábuas de caixaria. A guarnição acionou a vigilância sanitária do município, que foi até o local mencionado. Ao ser indagado sobre a atividade, o proprietário falou que não possuía autorização, tampouco documentação de origem do pescado.

Diante das negativas, o homem foi autuado por fazer funcionar atividade potencialmente poluidora, sem autorização dos órgãos ambientais competentes (Art. 66 do Decreto Federal 6.514/08) e por beneficiar produto originário da pesca sem comprovação de sua origem (Art. 35 do Decreto Federal 6.514/08).

Os pescados foram apreendidos, totalizando mais de uma tonelada. Destes, oitenta quilos que estavam sobre as mesas na hora da abordagem, foram descartados pelos fiscais da vigilância sanitária e encaminhados para um aterro sanitário. A quantia restante foi doada para a Associação Lar de Idosos Grande Família.

No local ainda foi lavrado um Termo Circunstanciado para o proprietário e o estabelecimento interditado mediante Termo de Interdição. As multas, somadas, totalizaram R$ 25.600,00.

Palhoça

Já a segunda ocorrência foi registrada durante uma operação no município de Palhoça. Os policiais militares ambientais apreenderam um caminhão com pescados, incluindo molusco lula-comum, cuja origem não pôde ser comprovada por meio da nota fiscal.

O infrator foi autuado, recebendo uma multa de quase oito mil reais. Os pescados foram posteriormente doados ao Educandário Santa Catarina, em São José.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE