Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Pets também passam por processo de luto?

Pesquisas indicam que cães sentem a ausência das pessoas e de outros animais do círculo de convivência; especialista alerta para mudanças no comportamento que podem ocorrer nestas situações.

Assessoria
por  Assessoria
25/10/2023 10:49 – atualizado há 57 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Com a aproximação do Dia de Finados, no próximo dia 02, a perda de um ente querido e como lidar com o luto é um dos temas mais presentes na sociedade. Neste sentido, uma das perguntas que surgem é se os pets também sentem o luto e de que forma eles respondem à ausência de uma pessoa ou de outro animal do círculo de convivência?

Segundo a médica veterinária comportamentalista Simone Bergamini, professora da Pós-Graduação da Faculdade Qualittas, apesar de o tema ainda não ser consenso na comunidade científica, muitas pesquisas indicam que sim, os animais, em especial os cães, sentem a perda dos tutores. “Os cães criam vínculos muito profundos com os seres humanos e alguns estudos já comprovaram que eles respondem à ausência do tutor, muitas vezes com alterações emocionais e comportamentais”, destaca.

Ela explica que as mudanças podem ocorrer principalmente se a pessoa que morreu era com quem o cão mais interagia. “Se era a pessoa com quem o animal tinha um forte apego e há uma quebra repentina desse vínculo, o cão pode sentir a ausência e ficar mais ansioso ou mais triste e, em alguns casos, até apático”, ressalta Simone Bergamini. Além da ausência da pessoa querida, também ocorre uma mudança da rotina do animal, com a ausência do companheiro de brincadeiras, passeios e afetos.

E não são apenas dos humanos que os cães sentem falta. Uma pesquisa realizada em 2022 constatou que eles também respondem à ausência de outros cães com quem convivia. Entre os sinais que o animal pode apresentar com a morte do tutor está a perda de apetite, estado mais apático e a busca de pertences e do odor da pessoa ausente. Por isso, o ideal, segundo a médica veterinária, é tentar manter a rotina do animal como era antes da morte do tutor e, se possível, ter uma pessoa de referência na família que possa ajudá-lo neste retorno das atividades. “O mais importante neste momento, seja pela perda de um humano ou de outro animal, é termos compreensão e darmos muito amor ao animal, para que novos vínculos de apego, amizade e confiança possam ser criados”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE