Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Guinness World Records/Divulgação
Mundo

Cachorro mais velho do mundo completa 31 anos e ganha festa de aniversário em Portugal

O animal é da raça portuguesa rafeiro do alentejo

Redação O Sul
por  Redação O Sul
15/05/2023 10:40 – atualizado há 1 mês
Continua depois da publicidadePublicidade

Bobi, o cachorro mais velho do mundo, completou 31 anos, de acordo com o Guinness World Records. O animal é da raça portuguesa rafeiro do alentejo.

O cão fez aniversário na última quinta-feira (11). No sábado (13), ele ganhou uma festa na casa onde vive, em Conqueiros, em Portugal. Mais de 100 pessoas compareceram ao evento, segundo o tutor do animal, Leonel Costa.

O cardápio incluía carnes e peixes para os convidados e para Bobi, que se alimenta apenas de comida para humanos. Um grupo de dança também se apresentou.

De acordo com Costa, um dos principais fatores que contribuem para a longevidade de Bobi é o “ambiente pacífico e tranquilo” em que ele vive. Bobi nunca foi acorrentado ou ficou na coleira.

Nos últimos anos, a visão de Bobi piorou, então, frequentemente ele esbarra nas coisas quando caminha. Atualmente, Bobi dorme muito. Ele se deita em sua cama logo após comer, embora em dias frios prefira tirar uma soneca perto de uma fogueira.

O Serviço de Medicina Veterinária de Leiria confirmou a data de nascimento de Bobi, registrada em 1992. A sua idade também foi verificada pelo SIAC, um banco de dados de animais de estimação licenciado pelo governo português e gerido pelo Sindicato Nacional dos Médicos Veterinários.

Foto: PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP

O tutor do cão, de 38 anos, tinha apenas 8 anos quando Bobi nasceu. Para ele, o animal é uma lembrança viva do passado. 

“O Bobi é especial porque vê-lo é como lembrar das pessoas que fizeram parte da nossa família e que infelizmente não estão mais aqui, como meu pai, meu irmão ou meus avós, que já partiram desse mundo”, disse Costa. “Bobi representa essas gerações”, prosseguiu.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE