Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Pesquisadores da Polônia visitam Museu Municipal em Gaurama

Pesquisadores poloneses, vindos da Universidade Católica de Lublin, estiveram na cidade no dia 23 de novembro.

Ascom Prefeitura de Gaurama
por  Ascom Prefeitura de Gaurama
03/12/2023 22:12 – atualizado há 1 minuto
Continua depois da publicidadePublicidade

Na última quinta-feira, dia 23 de novembro, o Museu Municipal Irmã Celina Schardong recebeu a visita de pesquisadores poloneses, vindos da Universidade Católica de Lublin, e que estavam na região para pesquisar sobre a imigração polonesa no Alto Uruguai.

Os professores Dr. Piotr Rachwal – Instituto de História da Universidade Católica de Lublin, Dr. Tomasz Nowicki – Diretor Instituto de História da Universidade Católica de Lublin e Dr. Mikolaj Radosci – Museu da Pomerânia Central e Instituto Polônico, especialistas em História e Museologia, acompanhados da Senhora Vanda Groch (Cônsul Honorária da República da Polônia para o Alto-Uruguai e Missões: de 1996 a 2010), analisaram documento e fotos sobre a imigração polonesa, com interesse especial nas escolas polono-brasileiras e sociedades étnicas que existiram em Gaurama, visto que tomaram conhecimento que em 1918 foi criada a Sociedade Marechal Joséj Pilzudski, que reunia descendentes de poloneses e poloneses natos, e funcionou até 1937.

Divulgação

Esta sociedade foi local de grande efervescência cultural, já que a partir da sua inauguração em 1918, ali funcionou uma escola, o primeiro cinema (mudo) e um salão de bailes, que além de espaço para danças, tinha camarotes e palco.

Depois de Gaurama, os pesquisadores encaminharam-se para outros municípios que possuem núcleos de colonização.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE